FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Também concordo,mas acho q ela não consegue controlar isso, já q ela está repetindo os passos da Júlia.Ela deve sentir as mesmas emoções da Júlia. É estranho pq se ela tem ciência q ela é Cris poderia controlar né? Sei lá!Essa novela é confusa.

  2. Essa historia da Julia Castelo não anda, fica nesse lenga-lenga… tudo que a gente já sabe, o único mistério mesmo é descobrir que matou a Julia e saber o destino do filho dela, se o André for mesmo o filho da Julia, o mistério já foi resolvido.

  3. Também pensei isso…Tem coisa que não dá pra engoli…Cris está deixando de ser ela pra se tornar Julia, se bobear não vai querer voltar mais para o presente…

  4. Se vc assistir o Capítulo do dia 08/03 ou de 15 dias atrás é a mesma coisa não muda nada,para novela fica legal, alguém tinha que volta ao passado por engano sei la, tipo alain volta no passado sendo Alain ( disfarçado) e ve Gustavo Bruno tentando conquista Cris/ Julia.

  5. Todos as cenas da Piedade da um sono, O jeito que essa autora é lenta, Cris e daniel vão se encontra faltando 5 minutos para acabar o ultimo capítulo

  6. Pessoal, está muito chato a Cris fica no passado,o problema é que ela está sendo julia demais,como uma pessoa que vive em 2019, quando volta a passado em 1930 consegue se adaptar perfeitamente ?? se ela já saber o que aconteceu não precisa fica desesperada com danilo na cadeia. Certo seria Cris sendo Julia mais pesando como Cris

  7. a melhor das 3 foi “o profeta”! eu acho que sou a única que não curti “cordel”. rs “joia rara” tinha tudo para ser boa, mas elas deixaram muito a desejar! :/

  8. eu confesso que gostei muito de cordel encatado e joia rara e o profeta que é delas tambem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui