O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.
Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.
Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.
PIB vem apresentando recuperação
A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.
Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.
O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.
Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017
tomara! e mesmo se forçarem o JV como mocinho, ele não terá minha torcida!
obrigado!! ??
vitória teve poucas cenas com o rafa, mas mesmo assim gostei mais deles do que com o outro lá!
bem vindo ,concordo com voce
Tomara que o Danilo, personagem do Rafael Cardoso seja o verdadeiro mocinho, par da Cristina porque esse Joao Vitor não convence a ninguém como mocinho.
pois é tem isso tambem nao sei como tem pessoas shipando eles nao vi graça neles vou esperar as cenas dela com o rafael cardoso
além disso, ele e vitória não tem química! :/
tomara, porque na minha opinião o JV não convence como mocinho! rs
to achando que alain pode ser um novo pedro
boa noite
eu tambem nao gosto do joao vicente d castro e sobre o personagem do rafael cardoso eu li isso tambem achei estranho ele nao está na lista de personagens na pagina da novela
boa noite aline! :)
eu não estou, porque não simpatizo com o JV! o rafa disse numa entrevista que o personagem dele será do bem!
boa noite
É hoje! <3
https://uploads.disquscdn.com/images/eef50c31dacda7e0bdee29cb722be38e0e67e9729c13e12c70af26374a67f19b.jpg
@alineguizan:disqus O Rafa aparece no finalzinho do vídeo! :)
lindos né?! <3
O Rafa fica lindo sem barba!
eu vi
É amanhã! <3
https://uploads.disquscdn.com/images/ea58f6574848b3f1e7a8d087abd9ec838150eeb6b0a8afe2b18f321d0ff4832b.jpg