FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Mas a gente nem perceberia porque praticamente começaria uma outra novela. Vc veria a Cris/Jula o tempo todo, ela nao estaria em coma, ( so a Cris).

  2. ISSO SE O CASO DA ISABEL COM MARCELO É DE MUITO TEMPO TB É ELE É AMIGO DO ALAIN

  3. DE TODO JEITO ALAIN ESTÁ SENDO CORNO NOVAMENTE KKKKKKKKK, A DESCULPA DELA É QUE ESTAVA DE JULIA E NÃO DE CRIS MAIS A CONCIENCIA DE CRIS

  4. imagina a cris fica em coma e a novela volta para a época da júlia?! eu acho difícil de acontecer, mas seria interessante!

  5. O AMÉRICO É MESMO ADVOGADO,ESSE ALAIN É RIDÍCULO DE SE TROCA COM UMA CRIANÇA E CORRE O RISCO DA PRISCILA SER FILHA DELE QUE PALHAÇADA DA ISABEL

  6. É q a história fala q ela foi assassinada pelo noivo, ou seja, ela não se casou com ninguém. Nem c Danilo, nem c/ Gustavo.

  7. tenho trauma de novela que a mocinha passa a maior parte do tempo em coma vai llembrar a vida da gente

  8. exatamente! em outras palavras, isso deixa claro que alain e danilo não são as mesmas pessoas! :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui