FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, para ele ser aceito pelo público o Alain vai ter que mudar muito, mais não só com a Cris e sim com todo mundo da novela e esquecer de uma vez por todas o que aconteceu com a Isabel.

  2. Eu também acho quando a Julia visitava o André ela já estava morta ela quis continuar perto do filho mesmo depois de já ter morrido.

  3. Muito parada.Cris fica andando em círculos. Já passou da hora de desenrolar essa história dela. Até a história da vilã,infelizmente,tá mais interessante q a dela.

  4. Tem msm a filha do Marcelo com a amiga, afff… Sotaque tá forçado demais… Namoro fake dos amigos, isso tudo ocupa tempo demais.
    Creio q tens q se não existissem fariam a mínima falta.
    A autora tem perfil de enrolar na escrita msm, mas nessa ela abusou.

  5. ou quem sabe o alain e a isabel morrem juntos no final e a cris e o pedro ficam com a priscila

  6. concordo que a novela está parada demais e mais uma acho que a novela tem nucleos desnecessarios

  7. eu nao gosto dele tambem ainda bem que em breve eles se separam e ela ficará com o danilo /pedro

  8. Do jeito q a novela está se arrastando duvido nada q tenha gravado tudo (ou seja, quase nada) em um dia. Novela ta parada demais.
    História tem um enredo super maneiro e tals , mas autora nao colabora, monte de cena sem necessidade. Qnd Julia (Cris) e Danilo (Pedro) podem elevar o nivel.

  9. Eu não. Se ela for ser feliz c ele. Só q pra ela ficar c ele, a autora vai ter q fazer ele convencer o público.

  10. se o plano da autora for fazer a cris escolher ficar com o alain no final ja desisto dessa novela agora

  11. prefiro a cris sozinha vai ser muita forçaçao de barra a cris e o alain ficarem juntos no final eles nao tem quimica

  12. sabe que eu li um comentario sobre isso deles nao trocarem as roupas da cris e do alain agora a da isabel tambem pelo jeito

  13. Exatamente! E aquelas páginas rasgadas do diário deviam falar sobre a gravidez.

  14. Danilo não está no corpo de Alain. Alain é o próprio Gustavo e Danilo é o Pedro, filho desaparecido da Margot.

  15. VOCÊS NOTARAM Q ISABEL ESTÁ C AQUELA ROUPA DESDE SEGUNDA FEIRA DA SEMANA PASSADA? KKK

  16. Se André for mesmo o filho de Júlia, Eugênio fez um acordo c Gustavo Bruno pra criar o menino como se fosse dele,pra ninguém saber q era filho de Júlia e em troca deixaria os bens para ele. Lembra q Guga foi o último dono do casarão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui