FGV estima alta de 0,78% do Produto Interno Bruto de janeiro para fevereiro

2555

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB)-Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, “prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE”.

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. “É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado”.

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. “É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento”, afirmou Considera.

PIB vem apresentando recuperação

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
24/04/2017

2555 COMENTÁRIOS

  1. sinceramente acho que a cris deve ficar com o alain no final mesmo a autora vai forçar a barra

  2. A impressão que tenho que a autora não sabe o que quer. O certo seria mirar numa teoria e desenvolver. Não ficar nisso de hoje é X, agora é Y, daqui a pouco é Z… Sério, estou quase lavando minhas mãos! :/

  3. O filho da Margot não é a reencarnação de Danilo e sim o neto da Margot, filho do Pedro que já morreu e vai se chamar Eduardo que será feito pelo Rafael Cardoso.

  4. Edy é o neto da Margot que vai ser a reencarnação do Danilo e se chama Eduardo que será o Rafael Cardoso, ele vai entrar na novela em janeiro.

  5. Rafael Cardoso vai ser o neto da Margot e se chama Eduardo. É o neto da Margot que é a reencarnação do Danilo..

  6. leandro 1048 @le

    Pronto! Se Cris pode vim pro presente com o vestido da Júlia, ela pode levar pro passado celular, tablet,pen drive, até prancha de surf se quiser,kkkkk
    Tá liberada.

  7. nao sei se voce estava mais nos aqui comentamos a possibilidade do danilo ter reencarnado como neto da margot

  8. Pois é.Não estou gostando dos rumos q a novela está tomando.Margot merecia essa alegria,mas acho q é pq ficaria muito óbvio ser o filho dela.

  9. Não gostei.Preferia o Pedro mesmo tendo 50 anos.Margot merecia essa alegria.

    Não sei pra quê botaram aquela fala na Margot dizendo q o filho tinha uns 50 anos. Poderia ter ao menos uns 35.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui