IFUSP realiza curso em ciência e tecnologia do vácuo

298

Agência FAPESP – O Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Vácuo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), está com inscrições abertas até 23 de fevereiro de 2018. Segundo o IFUSP, a tecnologia do vácuo é ferramenta básica em várias áreas da Física experimental e em vários setores da indústria.

O curso, com início em 12 de março, é recomendado aos alunos dos últimos dois anos do curso que estejam interessados em Física experimental ou em obterem uma iniciação profissional nessa tecnologia.

Na disciplina, serão apresentados os conceitos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de vácuo, assim como conceitos de velocidade de bombeamento, escoamento de gases nos diferentes regimes, bem como cálculo e conceito de condutâncias para projetos de sistemas de vácuo.

As aulas teóricas serão complementadas por meio da realização de experimentos específicos, essenciais para a interação dos alunos com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases nos diferentes regimes.

As atividades práticas serão divididas em três ciclos de experimentos. No primeiro ciclo serão estudados medidores de pressão pré-vácuo e alto vácuo. No segundo ciclo serão feitas medições de velocidade de bombeamento e condutâncias de tubos. No terceiro ciclo de experimentos será estudada a detecção de vazamentos reais e virtuais, com o auxílio de detectores de vazamentos, e apresentadas técnicas de produção de filmes finos.

Serão oferecidas 20 vagas para alunos regulares e cinco vagas para alunos especiais. A disciplina consta de duas aulas teóricas semanais e uma atividade experimental de quatro horas a cada 15 dias.

Os interessados em se inscrever devem seguir as orientações do . O endereço do instituto é rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: [email protected] ou pelo telefone (11) 3091-6901.

298 COMENTÁRIOS

  1. O irmão ruim é o Bruno. Todos os sites diziam que seria o Gael. Que pena!!!

  2. Na minha opinião, o autor pretende mostrar que a vida de ninguém poderá voltar ao normal depois da passagem de um furacão. Por isso, as protagonistas têm algum problema com seus pares antes do assassinato do juiz.

  3. Que raiva!!! Já estão estragando Alezinho com essa chatice da Ermelinda de que eles não podem namorar dentro da casa.

  4. Não foi essa vez. Foi numa antes do furacão quando ele a pediu em casamento, mas ela não quis. Então, a Luna o viu bêbado num bar.

  5. Ai que alivio! Que bom que a novela vai continua depois, mas como que você soube!

  6. Ele beijou uma mulher no bar logo após uma briga dele com a Luna. Ela sempre disse que foi uma traição.

  7. Achei suspeito a Ermelinda e o Zezinho escutando a conversa da Alexia com o Ivo. Na outra vez, eles não fizeram isso.

  8. Eu pesquisei no site que o par romântico da Luna não é o Téo é sim o Juan, que vai desembargar no Brasil disposto acabar com romance da Luna e que vai esta cheio de amor pra dar a ela. Eu li isso no site da UOL.

  9. A Luna já não estava tão apaixonada pelo Juan. Ela não perdoou a traição dele.

  10. Eu li em dois sites que os casais principais da novela são:

    * Alexia e Zezinho
    * Kyra e Allan
    * Luna e Teo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui