O IPEM-SP realizou a operação Gutenberg, que examinou produtos destinados à impressão gráfica como cartucho de tinta para impressora original e recondicionado, papéis diversos e etiquetas para impressão. A operação foi feita nos cinco laboratórios da autarquia, localizados na capital, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.
Na capital não foram encontrados erros. Em Bauru, dos seis produtos verificados, dois, 33%, tiveram erros, sendo menor a quantidade de papeis sulfite do informado.
A equipe da regional de Ribeirão Preto analisou oito produtos no laboratório e identificou irregularidades em um 13%. Já em São Carlos foram examinados oito itens e um erro foi identificado, também 13%.
São José do Rio Preto verificou nove produtos e encontrou irregularidades em quatro, ou seja, em 45%, entre as incompatibilidades estão a quantidade de papeis e etiquetas.
Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise.
As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Veja as irregularidades .
Do Portal do Governo do Estado SP