Sugestão de Secretário de Ji-Paraná selecionada pela Veja – 40 propostas para o Brasil

0

Em comemoração aos seus 40 anos, VEJA realizou o seminário “O Brasil que queremos ser”. Os debates deram origem a 40 propostas nas áreas de Educação, Ambiente, Economia, Imprensa, Democracia, Raça, Pobreza e Megacidades publicadas pela revista. O Secretario da Fazenda de Ji-Paraná, Rondônia, Washington Roberto Nascimento, inscreveu importante e inédita sugestão na Área de Educação, para aproximar os pais da escola, e foi selecionado pela Revista Veja:

“Diário Eletrônico e fiscalização dos pais 

Primeiro: aparece o número do aluno, acompanhado de seu nome. Na frente, o espaço para que o aluno possa assentar a sua assinatura, independentemente, de o aluno estar alfabetizado ou não, todavia ali ele vai colocar a sua marca, nem que seja um ?x?. Tudo isto para que este aluno possa, desde os primeiros momentos de sua vida acadêmica se relacionar com o mundo letrado.

Segundo; e logo após o espaço da chamada, vem uma divisão em três espaços iguais, para que possa ser lavrado de forma sucinta o que foi ministrado na AULA ANTERIOR, AULA DO DIA e AULA POSTERIOR. O objetivo destes registros é manter os registros da continuidade e a interligação da ensinagem e da aprendizagem, buscando corrigir ou evitar a fragmentação ou dispersão do que está sendo ensinado.

Terceiro; no mesmo espaço abaixo, será, divido o Diário Eletrônico em dois espaços, em que será registrado o parecer do professor quanto à interação que teve escola/pais/comunidade com a tarefa da aula posterior que tem de iniciar na casa do aluno, para o primeiro tema da aula seguinte, formando assim uma corrente da aprendizagem.

Feito o parecer do professor, será lavrado o parecer da equipe pedagógica, que analisará e acompanhará todo o processo de ensinagem e conseqüente aprendizagem. Cabendo esta equipe todo o trabalho de pesquisa e estudos para a realização da ensinagem e integração da escola na comunidade e da comunidade na escola.

Quarto; será reservado o espaço para que mensalmente a comunidade escolar (professores/técnicos e pais) possam analisar tudo o que foi feito no mês, o seu resultado e o que se pretende alcançar dali para frente. Não será uma assembléia de debates, mas uma reunião de análise do que está sendo feito e o que será feito corrigindo eventuais falhas, cabendo aos pais darem uma nota mensal à equipe docente da escola. “

Como resultado final, as propostas debatidas e selecionadas serão publicadas em uma edição especial, em 2009, entregue aos principais dirigentes do país. As propostas estão recebendo votos pela Internet. A sugestão do Sr. Washington pode fazer parte desta edição. Para votar clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui