Centro Paula Souza terá curso inédito de Produção de Vidros

0

O Centro Paula Souza vai implantar, a partir de 2018, o curso técnico de Produção de Vidros, inédito no Brasil, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. A novidade é uma parceria com a empresa Nadir Figueiredo e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro).

A empresa vai investir cerca de R$ 500 mil na infraestrutura física do Laboratório de Produção de Vidro da Etec e nos equipamentos. A obra tem previsão de término no segundo semestre. Inicialmente, a empresa vai organizar visitas orientadas com professores em sua fábrica, localizada na cidade de Suzano, na região do Alto Tietê. Após a implantação do curso, os alunos também poderão participar desta atividade.

“Em agosto, os professores da área de Química e Mecânica começam uma capacitação na fábrica da Nadir Figueiredo”, informa José Antonio Bartelega, responsável por currículos do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.

Já a Abividro contribuiu na elaboração do currículo da habilitação técnica, que será implantada para atender às necessidades do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV, na sigla em inglês).

Ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o CeRTEV reúne pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

O consumo de vidros laminados aumentou 120% no Brasil entre 2009 e 2015, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). Esse dado vem endossar um novo campo de trabalho para os futuros técnicos.

Do Portal do Governo SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui