Projeto na UFSCar digitaliza jornais dos séculos 19 e 20

0

Agência FAPESP – A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza um processo de digitalização de jornais de São Carlos (SP) dos séculos 19 e 20. O processo está sendo feito por meio de scanner, adquirido com apoio da FAPESP em projeto da cientista política Carla Cristina Wrbieta Ferezin.

Segundo Ferezin, a digitalização facilitará o acesso de pesquisadores e de outros interessados a informações e documentos importantes para a história de São Carlos e de outras cidades da região.

Os jornais que estão sendo digitalizados foram descobertos no acervo da UEIM em um armário lacrado vindo do antigo Arquivo Histórico Contemporâneo.

Segundo o professor João Roberto Martins Filho, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e coordenador da UEIM, o mais antigo exemplar encontrado é de 1877, da Tribuna de São Carlos.

“Na coleção existe também um exemplar raríssimo de um periódico socialista, o jornal O Lutador, de 1897, além de muitos documentos, como uma carta patente concedendo posto da Guarda Nacional a um cidadão da região, com data de 1892, e dois diplomas universitários, um deles de 1867”, disse Martins.

Ferezin conta que já foi feita a digitalização de periódicos do Exército brasileiro, “de muito interesse de pesquisadores, datados também do fim do século 19 e início do 20, como A Defesa Nacional e a Revista do Exército Brasileiro”. A pesquisadora acrescenta que um dos próximos passos do projeto será disponibilizar os jornais em plataformas digitais abertas ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui