Apagão 2009 Blecaute – o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério de Minas e Energia para acompanhar os estudos e análises da perturbação ocorrida no dia 10 de novembro reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira (17). O GT vai propor ações de melhoria da segurança de suprimento de energia elétrica no país em 30 dias. Na reunião, o ministro Edison Lobão designou o secretário-executivo, Márcio Zimmermann, para coordenar os trabalhos do GT.
Foi definida a estratégia de atuação do Grupo, que trabalhará alinhado com a equipe de técnicos do setor elétrico que estão elaborando o Relatório de Análise de Perturbação (RAP). A equipe técnica, composta de aproximadamente 70 especialistas de várias empresas e órgãos do setor elétrico, está reunida no Rio de Janeiro para fechamento do RAP, fonte principal de informações para os trabalhos do GT.
Ao longo dos debates foram definidos pontos que deverão ser esclarecidos:
• Causa dos curtos-circuitos nas linhas de transmissão;
• Desempenho do sistema:
– desempenho dos sistemas de proteção e esquemas especiais de proteção;
– desempenho dinâmico do sistema (estabilidade, controle de tensão, etc);
• Recomposição do sistema:
– recomposição da rede básica;
– recomposição da rede de distribuição.
Ao final das reuniões, o Grupo de Trabalho emitirá recomendações para melhorar a segurança do suprimento. Novas reuniões serão marcadas com o propósito de cumprir o prazo de 30 dias estabelecido para encerramento dos trabalhos.
Participam do grupo representantes das Secretarias de Energia Elétrica e Planejamento do MME, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (Cepel), Eletrobrás, Furnas e Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia