Às vésperas da realização daquela que é considerada a maior festa popular do mundo – o carnaval carioca -, o Dia das Passistas das Escolas de Samba será comemorado na próxima terça-feira (19) com uma grande festa no Centro de Convivência Padre Miguel (Rua Francisco Real, 365, em Padre Miguel), na Zona Oeste carioca, a partir das 19h. A comemoração, uma prévia do espetáculo carnavalesco que será apresentado na Avenida Marquês de Sapucaí, contará com a presença de toda a Corte Real do Carnaval do Rio de Janeiro: o Rei Momo Milton Rodrigues da Silva Júnior; a Rainha Shayene Cesário Vieira; a primeira Princesa Talita Martins Del Castillhos; e a segunda Princesa Suellen Ferreira Pinto. Na ocasião, nove tradicionais passistas do carnaval carioca receberão homenagem especial: Marilene (Mocidade Independente de Padre Miguel), Nilce Fran (Portela), Soninha Capeta (Beija Flor), Mauriceia (Mocidade), Aldione Sena (Vila Isabel), Netinha Guerra (Beija Flor), Norimar (Mocidade), Edicléia das Neves (Portela) e Sheila (Mocidade).
A festa do Dia das Passistas das Escolas de Samba contará ainda com a presença de passistas das escolas de samba que integram o Grupo Especial, do coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, de Tatiana Pagung (rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel), da atriz Gil Costa e de Daiane Cristina, a Mulher Jaca. A animação ficará por conta de integrantes das baterias da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Estácio de Sá, além do grupo de pagode Sacode Brasil.
O Dia das Passistas das Escolas de Samba (19 de janeiro) integra o Calendário Oficial do Município do Rio de Janeiro e foi criado pela Lei nº. 4462/2007, de autoria do então vereador (hoje deputado estadual) Marcelino D”Almeida (PMDB). Segundo ele, “a criação desta data especial para os foliões é uma forma de homenagear as passistas, verdadeiras artistas do carnaval carioca, que transmitem beleza, graça e simpatia durante os desfiles das Escolas de Samba, com passos charmosos, sedutores e sempre ritmados.”