Retirar as fraldas do bebê costuma ser um dilema para os pais. Qual a hora certa, como fazer e de que maneira ter sucesso são questionamentos comuns nos consultórios dos pediatras. Para os médicos, esse treinamento é um passo importante para o bebê, portanto, requer paciência e perseverança. “Cada criança tem o seu momento, mas bebês com 2 anos, 2,5 anos costumam estar preparados. Nesta fase, além de apresentar controle neurológico e motor, os bebês já possuem um vocabulário maior, são capazes de entender e pedir o que desejam”, esclarece a pediatra Anna Julia Sapienza, do Hospital Infantil Sabará.
Para o treinamento ser bem-sucedido, é preciso calma para que o bebê não fique estressado ou com medo. Se o aprendizado começar antes da hora certa, poderá ocasionar problemas, como prisão de ventre e até incapacidade de controle da urina e das fezes.
A dica para saber o momento adequado desta despedida é simples. Se seu bebê já se incomoda com as fraldas ou avisa que ela está molhada ou suja, então chegou o momento de aprender a usar o penico ou a privada.
Como as crianças costumam evacuar ou urinar uma hora após as refeições, é interessante que os pais coloquem os pequenos no penico ou na privada neste momento. Sem pressa, eles devem ficar com a criança e levar brinquedos ou livrinhos para que o tempo passe mais rápido e seja lúdico também. E mais: evite usar a descarga quando a criança ainda estiver na privada, o barulho costuma assustá-los.
“Também não se deve repreender os pequenos nesta hora, mas elogiá-los para que aprendam o que é certo. Há também bons livrinhos didáticos sobre o assunto que podem ser usados pelos pais. O treinamento também não pode ser interrompido nos finais de semana por causa dos passeios da família. A rotina de aprendizagem deve prosseguir ao longo dos dias”, recomenda.
Como no verão as crianças não precisam estar agasalhadas, é a ocasião ideal para dar adeus às fraldas. “Como elas usam roupas mais fáceis de serem retiradas, fica mais simples se despirem sozinhas na hora de usar o penico. Aliás, durante o treinamento, os pais devem levar as crianças ao banheiro várias vezes ao dia para criar o hábito”, destaca a médica.
Se a criança freqüentar a escola ou a creche, é importante que se avise a professora responsável sobre a mudança. É preciso ainda saber que é mais fácil primeiramente retirar a fralda do dia e só quando a crianças estiverem craques no assunto, em geral após seis meses, segundo os pediatras, é que os pais devem dar adeus ao acessório durante a noite.
Sobre o Hospital Infantil Sabará
Tradicionalmente conhecido por sua eficiência e bons resultados, o Hospital Infantil Sabará nasceu no início dos anos 60, quando um grupo de médicos pediatras resolveu criar um serviço diferenciado. A partir daí o complexo hospitalar se firmou como centro de referência na área, sendo o primeiro hospital a inaugurar uma UTI pediátrica em 1974. Acesse o novo site do hospital (www.sabara.com.br).