Cowparade São Paulo 2010 – As marcas de alimentos AdeS e Hellmann’s serão lembradas nas graciosas vaquinhas da mostra urbana CowParade, que, a partir do dia 23 de janeiro, estarão expostas em pontos de grande circulação em São Paulo (SP). Criadas pelos artistas Toni Machado e Gil Fernandes, as personagens brincam com símbolos das marcas de maionese e bebida à base de soja da Unilever.
AdeS ganhou uma inusitada vaca com barriga transparente, que traz dentro um mix de frutas, referência à linha de sucos AdeS. Batizada de Soja e MUUUito mais, a vaca se refresca com a bebida em um dos pontos de maior circulação da cidade, no canteiro central da avenida Paulista na altura da rua Bela Cintra.
Já a vaca Deleite foge totalmente dos padrões: em alusão à campanha “Será que dá Sanduba” de Hellmann’s Deleite – primeira maionese à base de leite do mercado brasileiro – a mascote sai de dentro do pote de maionese, com um sanduíche nas mãos. Ficará exposta na esquina da rua Amauri com a avenida Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, ponto nobre da cidade.
Todas as 90 criações da CowParade serão leiloadas ao final da exposição, em abril, e a renda será destinada a obras sociais da Fundação Gol de Letra. Expostas em diversos pontos da capital paulista, as vacas são assinadas por artistas plásticos, designers, grafiteiros, arquitetos e paisagistas que vivem na cidade.
“A CowParade é um dos eventos artísticos de maior destaque neste verão, como essa é uma temporada muito importante para AdeS, resolvemos inovar com a ideia de que até uma vaquinha parou para se refrescar com os sucos AdeS em um dos cartões postais da cidade. Estamos contentes em contribuir com uma iniciativa que valoriza a arte e surpreende o público com uma intervenção urbana descontraída, que tem tudo a ver com a marca”, destaca a gerente de marketing de AdeS, Daniela Cachich.”
Para a gerente de marketing de Hellmann’s, Alessandra Castro, participar da CowParade é uma oportunidade de promover uma interação única do público com a marca, por meio de uma ação que também valoriza a cidade. “A CowParade embeleza o cenário urbano e abre espaço para novas manifestações artísticas. Escolhemos a rua Amauri, símbolo da alta gastronomia paulistana, para divulgar a maionese Deleite, nosso produto mais premium. Além disso, vamos brincar com o formato do produto, que é bastante característico”, explica.
A CowParade começou em 1998 quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas foram comprados pela americana CowParade Holding Inc. e outras 4 mil vacas foram criadas e expostas em 58 cidades do mundo.
No Brasil, a CowParade – Circuito das Vacas, passou por São Paulo em 2005, Curitiba e Belo Horizonte, em 2006, e pelo Rio de Janeiro em 2007 e já foi vista por mais de 150 milhões de pessoas.
Números da CowParade
Arrecadou US$ 21 milhões para ações de responsabilidade social no mundo todo
Movimenta US$ 75 milhões em produtos de licenciamento
Em 2000 foi eleita como uma das 10 maiores ideias de marketing pelo jornal Advertising Age
Foi considerado pelo prefeito Rudy Giuliani o evento do milênio quando da sua edição em 2000, em Nova York
São necessários 50 kg de fibra de vidro para cada escultura
A exposição já passou por 58 cidades no mundo todo
Já foram criadas 4.400 vacas em todo mundo
São Paulo foi a primeira cidade da América do Sul a receber a exposição
Serviço
CowParade São Paulo 2010 – Circuito das Vacas
Data: De 23/01 a 21/03/2010
Onde: av. Paulista, av. Brig. Faria Lima, rua Oscar Freire, av. Cidade Jardim, av. Henrique Schaumann, estações do Metrô, rodoviárias, museus, shoppings, parques e praças de São Paulo (SP).
Entidades beneficiadas: Fundação Gol de Letra e outras