Brasileitos no Japão já podem sacar FGTS

0

A Caixa Econômica Federal e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançaram oficialmente, neste domingo (01), o serviço de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior. O lançamento ocorreu durante a abertura da festa de comemoração dos 20 anos da Presença do Brasil no Japão, realizada no Porto Messe, na cidade japonesa de Nagoya.

Com o novo serviço, a partir de hoje, os brasileiros residentes no Japão podem dar entrada no pedido de saque do FGTS. Para isso, o trabalhador deve estar enquadrado em uma das condições de habilitação de saque do fundo e possuir a documentação correspondente ao seu caso. Depois, é necessário preencher o formulário “Solicitação de Saque FGTS”, disponível nos sites da CAIXA (www.caixa.gov.br) e do FGTS (www.fgts.gov.br), e comparecer a um dos consulados localizados em Tóquio, Nagoya ou Hamamatsu com o formulário e a documentação exigida.

A documentação recepcionada será encaminhada para uma unidade da CAIXA, no Brasil, e o crédito será realizado em uma conta que o trabalhador possua, na CAIXA ou outro banco brasileiro. Caso não possua uma conta no Brasil, o beneficiário poderá indicar um terceiro de sua confiança, com conta no país, para receber os valores. A lista de habilitados a sacar o benefício e de documentos necessários está disponível nos sites da CAIXA e do FGTS.

O acordo foi assinado no dia 13 de julho, pela presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Japão será o primeiro país atendido, em um projeto-piloto, mas há planos para o oferecimento do serviço em outros países, em datas ainda indefinidas.

Atualmente, 267 mil brasileiros vivem no Japão. O saque do FGTS faz parte de uma série de medidas para assegurar os direitos dos brasileiros que vivem no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui