Brasília está quase 100 dias sem chuva

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Nuvens carregadas de uma frente fria ou apenas pancadas de chuva continuam longe de Brasília que caminha para a marca de 100 dias de seca nesta temporada de inverno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a última precipitação ocorrida na capital federal ocorreu entre os dias 26 e 27 de Maio.

O bloqueio atmosférico sobre a região centro-oeste, inclusive sobre Brasília, impede que nuvens de chuva se formem ou que uma frente fria avance em direção a outros estados.

A umidade relativa do ar caiu muito na cidade de Brasília na tarde desta terça-feira (24). Por volta de 15h o valor de umidade era de apenas 7% e a temperatura de 29°C na região do aeroporto internacional JK. Este valor é muito baixo e caracteriza o estado de emergência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Já é a terceira vez neste ano de 2010 que a capital federal atinge um patamar tão baixo de umidade. A primeira ocasião ocorreu no dia 22 de junho e a segunda, no dia 10, quando o índice também chegou aos 7% no aeroporto.

Nos próximos dias, a situação não muda e não há previsão de chuva, de acordo com a Climatempo.

Se não chover até o dia 4 de Setembro, Brasília completará 100 dias consecutivos de estiagem. A chance de alguma chuva na região é remota, pelo menos até o dia 7 de Setembro, feriado da Independência. Esta situação é normal na região do Distrito Federal. O período de seca é longo, todos os anos. Para se ter uma ideia de como a chance de chuva nesta época é baixa, a média de chuva histórica para junho é de aproximadamente 9 milímetros e para julho de quase 12 milímetros. Em agosto, a média fica em torno de 13 milímetros.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

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