Volkswagen anuncia novas tecnologias no SAE 2010

0

A Volkswagen irá demonstrar no Congresso da SAE 2010 (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), que acontece de 05 a 07 de outubro, que você não precisa ser mágico para conseguir estacionar seu veículo sem utilizar as mãos. Para isso, basta dirigir um Tiguan com o sistema Park Assist.

Com ele, o motorista estaciona seu veículo sem esforço, acionando apenas um botão no console central. O sistema faz toda a manobra, sem interferência do motorista, que controla apenas a velocidade no pedal do freio. Um Tiguan estará disponível no Congresso para que os visitantes possam testar a tecnologia

Além do Park Assist, a Volkswagen também irá exibir no Congresso SAE 2010 alguns de seus principais desenvolvimentos tecnológicos lançados no Brasil. No estande da empresa, as inovações poderão ser observadas nos modelos Amarok, Spacefox e CrossFox.

Veja abaixo algumas das principais tecnologias que poderão ser encontradas:

Câmbio de Dupla Embreagem (DSG) – Enquanto uma das embreagens funciona em determinada marcha, a outra está engrenada com a marcha subsequente, porém inativa. Assim que solicitada, a próxima marcha entra automaticamente minimizando interrupções de potência. Para demonstrar a tecnologia, a Volkswagen terá em seu estande um display de direção, onde o visitante poderá trocar a marcha em um câmbio estilo borboleta e visualizar em uma tela o que acontece na embreagem do veículo.

Câmbio automatizado em veículos de entrada – A Volkswagen possui os modelos com transmissão automatizada mais acessíveis do mercado nacional presentes no Novo Gol, no Voyage, no Fox e entre outros modelos da marca. A tecnologia traz conforto similar ao das transmissões automáticas já conhecidas, por preço bem menor.

A popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. A participação de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para cerca de 10% em 2010.

ABS para veículos off-road – A pick-up média Amarok conta com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.

Os carros equipados com sistema eletrônico de estabilidade (ESP), em velocidades abaixo de 30 km/h, além do ABS para off-road contam também com o assistente de descida (Hill Descent Assist), equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados. Pela primeira vez neste segmento, o motorista pode ajustar a velocidade nas descidas, desde que abaixo dos 30 km/h, através do freio ou do acelerador.

Além disso, todos os veículos com ESP dispõem do assistente de subida (Hill Hold Assist), que imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário.

Assistente de frenagem – O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist – assistente hidráulico de frenagem), presente em veículos como o Tiguan e o Touareg, atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS. Ele reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.

A Volkswagen do Brasil convida você a conhecer seu estande no Congresso SAE 2010, que acontece de 5 a 7 de outubro, no ExpoCenter Norte, Pavilhão Azul – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

05/10 – às 9h30 – Cerimônia de Abertura.

Horário do Congresso:
05/10 – das 12h as 20h30
06/10 – das 12h as 20h30
07/10 – das 12h as 19h30

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | [email protected]
Andréa Santos | Tel 11 4347-2977 | [email protected]
Déborah Encarnato da Silva | Tel 11 4347-2827 | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui