A programação da edição 2011 do Rock in Rio tem mais duas grandes atrações anunciadas: Coldplay e Skank. A banda britânica liderada por Chris Martin vem ao Brasil mostrar por que é uma das mais queridas e bem-sucedidas do mundo inteiro, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos na bagagem. O grupo, assim como o Skank, assumirá o Palco Mundo, na nova Cidade do Rock, no Dia do Rock Alternativo (1º de outubro), penúltima noite do evento, que volta a ser realizado em terras brasileiras entre 23 de setembro e 2 de outubro do ano que vem. Nos próximos meses, a organização do Rock in Rio apresentará os outros nomes nacionais e internacionais que tocarão na mesma data nos palcos Sunset e Mundo.
Formado por Chris Martin (vocal/ piano), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) em 1998, em Londres, o Coldplay estourou em 2000 com a balada “Yellow”, do álbum de estreia Parachutes, lançado no mesmo ano. O sucesso alcançou o topo das paradas, impulsionou as vendas do disco, que teve mais de cinco milhões de unidades comercializadas, projetou o quarteto internacionalmente e rendeu o primeiro dos seis Grammys (Melhor Álbum de Música Alternativa) que o Coldplay conquistaria ao longo da década. Com seu rock ao mesmo tempo suave e vigoroso, a banda londrina gravou uma série de discos e hits responsáveis por lotar seus shows, no início em casas pequenas, hoje em grandes estádios. Em 2002 lançou A Rush of Blood to the Head, com canções como “The Scientist”, “Clocks” e “In My Place”. Na sequencia, em 2005, veio X&Y, com “Fix You”, “The Hardest Part”, “Talk” e “Speed of Sound”. Produzido por Brian Eno, seu mais recente trabalho, Viva la Vida or Death and All his Friends, de 2008, tem no repertório músicas como “Violet Hill”, “Viva La Vida” e “Lost”. Os shows da turnê do álbum foram assistidos por cerca de 2,75 milhões em 25 países.
Na mesma noite, o Palco Mundo recebe os mineiros do Skank. A banda, que completa 20 anos em 2011, traz na bagagem 11 álbuns lançados, mais de 5,5 milhões de discos vendidos e uma série de hits como “Jackie Tequila”, “Garota Nacional” – sucesso inclusive na parada espanhola -, “Resposta”, “Saideira”, “Balada do Amor Inabalável”, “Dois Rios”, “Vou Deixar” e “Ainda Gosto Dela”, do último disco de estúdio, Estandarte, lançado em 2008. Hoje, Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria) formam um dos grupos pop mais importantes do Brasil. Este ano, o Skank lançou o CD, DVD e Blu-Ray Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão, registro do show lotado que gravaram em junho, no Estádio do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, com público superior a 50 mil pessoas.
O público já pode adquirir, por meio do site oficial do festival (www.rockinrio.com.br), o Rock in Rio Card, voucher para aqueles que não querem perder a chance de garantir com antecedência seus lugares nesta grande festa. Desde 19 de novembro a organização disponibiliza um lote limitado de 100 mil ingressos a R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). Apenas no primeiro fim de semana foram vendidos mais de 62 mil Rock in Rio Cards e a expectativa é de que os ingressos se esgotem nos próximos dias. A troca pelo bilhete será feita a partir do dia 11 de janeiro — antes da venda oficial, garantindo que a data escolhida não esteja esgotada.
Com cada dia destinado a um estilo diferente, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. Novas atrações serão divulgadas em breve, reunindo mais uma vez os maiores nomes do rock e do pop mundial ? nacionais e estrangeiros, clássicos e contemporâneos ?, no maior evento de entretenimento e música do planeta.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
Um dos seus pilares é o Projeto Social. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, por meio da música, mostrar que pequenas mudanças de atitude do dia a dia têm um grande impacto sobre o futuro do planeta. Em sete edições, ao longo dos últimos dez anos, milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelas doações provenientes das vendas de bilhetes do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que hoje somam mais de quase cinco milhões de euros.
Em 2008 e 2010, por exemplo, o Rock in Rio Madri investiu cerca de 1,3 milhões de euros no plantio de árvores, no Projeto Carbono Zero, em ações de conscientização sobre as alterações climáticas e na oferta gratuita de transporte público para todos os assistentes do evento — garantindo a redução de toneladas de CO2 para a atmosfera.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.