Aluguel de carro nas férias – a chegada das férias escolares é o momento escolhido por muitos brasileiros para arrumar as malas e curtir o merecido descanso. Os destinos são muitos, principalmente em um país com tantas opções turísticas como o Brasil, que tem grande extensão litorânea. As promoções aéreas e a boa situação econômica do país são alguns motivos que aumentam as expectativas dos mais variados segmentos ligados ao turismo, principalmente do setor de locação de veículos, que espera atingir taxa de ocupação acima de 85% no período entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011.
O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, explica que ter um carro disponível é um fator que atrai muitos clientes. “A comodidade de poder ir e vir com um automóvel faz com que muitos turistas escolham alugar um carro em uma de nossas agências, por que dessa forma, sem dúvida, conseguem aproveitar mais suas férias”, afirma.
Outro fator positivo para as locadoras de veículos são os baixos preços das passagens aéreas. Teixeira revela que os turistas chegam ao seu destino de avião e buscam alugar um automóvel, que contam com diárias cada vez mais acessíveis. “Dessa forma, ganham em comodidade, conhecem toda a cidade e ainda se aventuram a conhecer mais atrativos, por terem um veículo sempre disponível para criar o seu próprio itinerário”. Segundo o diretor da Yes Rent a Car Franchising, em cidades litorâneas, o índice de ocupação das frotas da locadora pode alcançar os 100% na alta temporada.
Devido a essas facilidades, o número de aluguel de carros tem aumentado consideravelmente. Segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), o aluguel de veículos tem sido uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros e a alta temporada proporciona, além de um aumento nas locações, um número maior de diárias por cliente. A duração média das locações subiu de três dias, em 2008, para seis dias, atualmente.
De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) os empresários do ramos estão otimistas com este período de férias, que vai até fevereiro de 2011. Dados de uma pesquisa realizada pelo Abav garantem que a expectativa do setor é que haja um aumento de 21% da demanda, em relação ao mesmo período do ano anterior.