Fórmula 1 – primeiro teste noturno com pista molhada

0

Pilotos de testes da Pirelli já percorreram mais de 13.000 quilômetros ao longo dos últimos cinco meses, em alguns dos mais exigentes circuitos da Europa e Oriente Médio. Testes são realizados para ajustar os recém-desenvolvidos pneus para a Fórmula 1, com quatro versões para pista seca e duas para pista molhada

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1 nos próximos três anos, inicia a temporada 2011 nos Emirados Árabes Unidos com um teste sem precedentes. Nunca antes na história dos monopostos um teste foi realizado à noite e em uma pista molhada artificialmente para recriar as condições vivenciadas em uma típica corrida sob chuva.

Pela primeira vez na Fórmula 1, os 5,55 quilômetros da pista do circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, serão cobertos de água para criar um teste noturno único de 12 horas. Trata-se da última rodada de testes privados efetuados pela Pirelli com pneus intermediários e de chuva antes da largada do campeonato.

O teste em Abu Dhabi ocorre semanas antes da primeira sessão oficial coletiva de testes do calendário neste ano, em Valência, na Espanha, e concluirá a etapa de desenvolvimento dos pneus Pirelli para a competição.

O piloto de testes Pedro de la Rosa estará ao volante de um Toyota TF109 escolhido pela Pirelli para experimentar toda a nova gama de pneus da marca para a Fórmula 1. O modelo foi o último carro desenvolvido pelo fabricante japonês antes de se retirar do campeonato no final de 2009, quando obteve cinco pódios. O carro irá percorrer mais de 1.000 quilômetros em condições extremas de dirigibilidade com a borracha, tendo que lidar o estresse de uma pista difícil, molhada e quente.

“Decidimos fazer o teste dessa maneira porque queremos desafiar os pneus de chuva na mais difícil e exigente das situações. E, quem sabe, seja uma boa ideia para um futuro grande prêmio? Os testes irão nos fornecer informações úteis para finalizar o processo de desenvolvimento dos pneus para a Fórmula 1. Estamos muito satisfeitos com os resultados até o momento e também recebemos feedback positivo das equipes. Em breve, será a hora de testar também na Espanha. Vamos aproveitar a oportunidade para obtermos mais respostas dos times e pilotos e estarmos prontos para o GP do Bahrein, em março”, diz Paul Hembery, diretor da equipe de Fórmula 1 da Pirelli.

O teste de dois dias em Abu Dhabi é o último de uma série de nove testes privados que a empresa italiana iniciou em 19 de agosto. Desde então, Nick Heidfeld, Roman Grosjean e Pedro de la Rosa, todos ao volante de um Toyota TF109, percorreram mais de 13.000 quilômetros em uma variedade de condições climáticas em alguns dos mais importantes circuitos da Europa e Oriente Médio. A Pirelli tem utilizado Mugello, Monza, Barcelona, Valência, Jerez, Le Castellet e Bahrein para testar toda a sua gama de pneus desenvolvidos para a temporada 2011.

O próximo evento é o teste oficial em Valência, entre os dias 1º e 4 de fevereiro. As 12 equipes da Fórmula 1 viajarão então para Jerez, entre 10 e 13 do mesmo mês, e encerrarão os testes em Barcelona, de 18 a 21 de fevereiro. A temporada 2011 de Fórmula 1 terá início no Bahrein em 13 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui