Semana Nacional de Museus com atividades em 502 municípios

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Começa nesta segunda-feira (16) a 9ª Semana Nacional de Museus. Até o dia 22, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todo o Brasil oferecerão programação especial ao público. A Semana é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. O tema desta edição, que é definido pelo Conselho Internacional de Museus, é Museu e Memória.

Serão mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).

Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições. O recorde anterior de participação foi em 2009, com 2.019 eventos programados em 614 instituições.

Panorama – O Brasil, que no início do século 20 contava com 12 museus, hoje possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus. No campo dos investimentos, o avanço também foi considerável. De R$ 44,6 milhões em 2003, saltou-se para um montante de R$ 120 milhões em 2010. A Semana reflete o crescimento e a diversidade cultural do povo brasileiro. Museus de pequenas comunidades ou de grandes metrópoles, de porte e acervos diversificados fazem parte da Semana, traduzindo a pluralidade de culturas, histórias e povos que habitaram e habitam o Brasil.

Turismo – As cidades que serão as sedes dos jogos da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 possuem juntas mais de 650 museus. O investimento no segmento pode refletir de forma muito positiva a inclusão do tema da cultura na dinâmica turística. Os museus podem ser considerados “portas de entrada” para conhecimento da cultura local. Para incentivar a construção de um legado cultural a partir dos megaeventos esportivos, o Ibram planeja uma agenda de investimentos para o segmento museal com foco nas cidades-sedes dessas duas competições.

Histórico – O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ou Icom, na sigla em inglês) com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. Em 2010, a data foi comemorada por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de nove mil eventos durante as Semanas de Museus no País, e a 9ª edição, que oferece mais 3.080 eventos.

Panorama dos museus no Brasil

? 3.025 museus no Brasil

? 85 museus em implantação

? 67% dos museus são públicos

? Desde 2004, 12 novos cursos de museologia foram criados

? 22,5 mil empregos diretos

Saiba Mais – A programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus está disponível na página www.museus.gov.br.

Ibram lança Guia dos Museus Brasileiros

Nesta semana o Ibram lança o Guia dos Museus Brasileiros. Elaborado com dados do Cadastro Nacional de Museus, a publicação será o mais atual e mais completo guia de museus já publicado no país.

O Guia traz informações como endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, horário de funcionamento, ano de criação, situação atual e natureza administrativa de todos os três mil museus já mapeados pelo Ibram no Brasil.

O lançamento está previsto para o dia 18, quando comemora-se o Dia Internacional de Museus, no Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro.

Princípios adotados na orientação da Política Nacional de Museus

1 – Estabelecimento e consolidação de políticas públicas para os campos do patrimônio cultural, da memória social e dos museus.

2 – Valorização do patrimônio cultural sob a guarda dos museus, compreendendo-os como unidades de valor estratégico nos diferentes processos identitários.

3 – Desenvolvimento de práticas e políticas educacionais orientadas para o respeito à diferença e à diversidade cultural do povo brasileiro.

4 – Reconhecimento e garantia dos direitos das comunidades organizadas de participar, com técnicos e gestores culturais, dos processos de registro e proteção legal e dos procedimentos técnicos e políticos de definição do patrimônio a ser musealizado.

5 – Estímulo e apoio à participação de museus comunitários, ecomuseus, museus locais, museus escolares e outros na Política Nacional de Museus e nas ações de preservação e gerenciamento do patrimônio cultural.

6 – Incentivo a programas e ações que viabilizem a conservação, a preservação e a sustentabilidade do patrimônio cultural submetido a processo de musealização.

7 – Respeito ao patrimônio cultural das comunidades indígenas e afrodescendentes, de acordo com as suas especificidades e diversidades.

 

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