Obmep – em Cocal dos Alves, pequeno município do norte do Piauí, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Augustinho Brandão são protagonistas de uma experiência que une conhecimento, solidariedade e medalhas de reconhecimento.
Bem-sucedidos em matemática, dez alunos da Augustinho Brandão são monitores na Escola Municipal Teotônio Ferreira, atividade que exercem no turno oposto ao das aulas regulares. De acordo com o professor de matemática, Antonio Cardoso do Amaral, que leciona nas duas escolas, os monitores reforçam os conteúdos das aulas, repassam a matéria na véspera das provas e auxiliam os alunos que ficam em recuperação.
A experiência de parceria entre as duas escolas foi apresentada esta semana ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pelos professores Antonio do Amaral Cardoso e Raimundo Alves. Do encontro com Haddad, os educadores abriram caminho para o ingresso das unidades no programa Mais Educação, o que possibilitará ampliar o tempo dos estudantes na escola com atividades culturais, esportivas, reforço escolar, alimentação.
Hoje, explica Antonio Cardoso, a orientação dos monitores é feita pelo professor Jurandir de Oliveira Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e o pagamento das bolsas é de responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, com quem as escolas assinaram convênio. Cada aluno recebe R$ 100,00 por mês pela monitoria.
O desejo dos professores Antonio Cardoso e Jurandir Lopes é ampliar o quadro de monitores em número e disciplinas para atender turmas de sexto e sétimo ano do ensino fundamental, que registram as maiores taxas de reprovação.
Junto com o ingresso na educação integral, as duas escolas públicas de Cocal dos Alves vão receber laboratório de informática, conteúdos digitais e a capacitação dos professores, ações do MEC que integram o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). O Ministério da Educação também vai enviar recursos para a construção de uma quadra de esportes para os estudantes da Escola Estadual Augustinho Brandão. A escola terá um prédio novo em agosto, mas a obra não tem a quadra esportiva.
Conquistas – Cocal dos Alves tem 5,5 mil habitantes, segundo o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo pequeno, o município se destaca no país pelo sucesso de seus alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2010, os estudantes das escolas Augustinho Brandão e Teotônio Ferreira conquistaram 12 medalhas – quatro de ouro, três de prata e cinco de bronze, mais 12 menções honrosas. As medalhas obtidas pelo município superam os resultados de 11 estados da Federação na Obmep.
No acesso ao ensino superior público, os estudantes de Cocal dos Alves se destacam. O professor Antonio Cardoso explica que, desde 2006, quando a primeira turma de alunos concluiu o ensino médio na cidade, mais de 70% deles ingressam anualmente nos vestibulares da UFPI. Em 2010, essa porcentagem foi ainda maior. Os 19 candidatos inscritos conquistaram vagas na universidade.
A Escola Municipal Teotônio Ferreira tem 400 alunos no ensino fundamental e alcançou 4,5 pontos no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2009; a Escola Estadual Augustinho Brandão, tem 150 alunos no ensino médio e ainda não participou do Ideb. O Ideb é definido a cada dois anos, desde 2005.
Ionice Lorenzoni