Tempestade tropical Don deixa cidades do leste mexicano em alerta

0

A tempestade tropical Don, que se formou ontem (27) no Golfo do México, mantém nesta quinta-feira ventos de 63 km/h e no momento está posicionada a cerca de 200 quilômetros da península de Yucatán, no México. Foram emitidos alertas para chuvas, ventos fortes e agitação marítima para as cidades do leste mexicano e também para as plataformas petrolíferas do Golfo. Shell, Apache e outras empresas energéticas que operam em alto mar retiraram pessoal de apoio das plataformas na quarta-feira, mas não adotaram medidas para paralisar a produção, por enquanto. As refinarias na costa do Golfo, responsáveis por cerca de 40 por cento dessa atividade nos EUA, também estão observando a situação.

As últimas simulações indicam que Don ruma nos próximos dias para noroeste, com expectativa de se aproximar da costa do estado do Texas, nos Estados Unidos, dentro de dois dias, com ventos na casa dos 90km/h. Por enquanto, não há previsão de que a tempestade se fortaleça a ponto de subir para a categoria de furacão.

Don já é a quarta tormenta da temporada no Oceano Atlântico e a segunda localizada no Golfo do México. A agência meteorológica do governo dos EUA prevê uma temporada de furacões ‘acima do normal’ em 2011, com 6 a 10 furacões, sendo metade deles intensos.

No momento, mais duas tormentas atuam no Oceano Pacífico Noroeste

Tufão Nock-Ten
O tufão Nock-Ten, que se formou na segunda-feira (25) a leste das Filipinas, está na manhã desta quinta-feira (28) no meio do Mar do Sul da China a caminho da península de Hainan, no sul chinês, com ventos de cerca de 90km/h. Agências de notícias internacionais dão conta de pelo menos 25 mortes nas Filipinas desde a segunda-feira. Aulas foram suspensas e voos, cancelados. O tufão chegou a atingir ventos de 120 km/h entre a terça e a quarta-feira, alcançando o nível 1 na escala Saffir-Simpson de classifcação de furacões. A expectativa é que Nock-Ten se desloque para oeste-noroeste nas próxiams horas e há alertas para chuvas e ventos fortes para as cidades de Qionghai e Haikou. Posteriormente, o tufão atravessará o Mar do Sul da China rumo à costa do Vietnã, onde pode ganhar força novamente.

Tempestade Muifa
A tempestade tropical Muifa ganhou força na última madrugada. A décima primeira tormenta da temporada no Pacífico Noroeste formou-se na terça-feira (26) na região da Micronésia. No momento, Muifa mantém ventos de 81 km/h a 500 quilômetros a norte da ilha de Palau. Últimas simulações indicam que esta tormenta se tornará tufão dentro de 72 horas, atingindo a categoria 1 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões com ventos de 120 km/h, conforme avança para as ilhas japonesas de Iwo To.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui