A passagem de uma frente fria pela costa do Estado de São Paulo e a presença da umidade da Amazônia sobre o interior favorece a ocorrência de chuva forte na Região Metropolitana de São Paulo a partir da tarde de hoje. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, há inclusive potencial para formação de alagamentos. Além da Grande São Paulo, também tem previsão de chuva forte na Baixada Santista, Litoral Sul, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba e Araraquara.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, apesar da persistência da chuva nesta terça-feira em todo o Estado, o risco de temporais diminui em relação à segunda-feira. A partir de amanhã, o destaque passa a ser o declínio das temperaturas. Se nesta segunda-feira os termômetros chegam próximos aos 30°C, nos próximos dez dias as temperaturas não devem passar dos 25°C.
Na quarta-feira, a umidade que vem do mar mantém a chuva fraca e a temperatura baixa sobre a Grande São Paulo. Além disso, a partir do fim da tarde volta a chover forte com potencial para alagamentos na região de Itapeva, Franca e Pirassununga. Na quinta-feira, a chuva volta a ganhar intensidade também sobre a Grande São Paulo, além do sul e leste do Estado (Litoral, Grande São Paulo e Vales do Paraíba e Ribeira).