Ações locatícias sobem 1,4% em novembro na cidade de São Paulo

0

Secovi-SP – em novembro, o volume de ações locatícias sofreu aumento de 1,4% sobre o mês anterior na cidade de São Paulo, mostra levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Naquele mês, foram registradas 1.592 ações locatícias, frente às 1.570 de outubro.

“Com exceção das ações por falta de pagamento, que tradicionalmente respondem pela maioria dos processos, todas as demais registraram crescimento”, informa Roberto Akazawa, gerente do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. As ações consignatórias, com apenas 17 casos e uma participação de 1,1% do total de casos do mês, registraram a maior variação em relação às 14 de outubro, com alta de 21,4%.

Já as ações ordinárias e renovatórias, com 253 e 95 ações respectivamente, evoluíram cada uma 6,7% em relação aos dados de outubro (ordinárias com 237 casos e renovatórias com 89).

As ações por falta de pagamento tiveram redução de 0,2% em novembro, frente a outubro, com 1.227 ocorrências. Esse tipo de ação representou fatia de 77% do total de ações de novembro.

Mesmo com o aumento das ações no penúltimo mês do ano, a tendência de redução do volume acumulado em 2011 em relação aos períodos anteriores se mantém. De janeiro a novembro, o total de ações na cidade foi de 17.613, contra 18.755 dos 11 meses de 2010, o que representa uma redução de 6,1% entre os dois períodos.

Entenda o significado de cada ação:

Consignatória – movida quando há discordância de valores de aluguéis ou encargos, com opção do inquilino pelo depósito em juízo.

Falta de pagamento – motivada por inadimplência do inquilino.

Ordinária – relativa à retomada de imóvel para uso próprio, de seu ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia.

Renovatória – para renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui