De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta sexta-feira, 26, a frente fria mantém o dia fechado e com chuva entre o oeste, Grande Rio, Vale do Paraíba e Lagos. Nas demais áreas, ocorrem até mais períodos de melhoria, mas ainda chove. A temperatura cai ligeiramente em relação aos dias anteriores por conta da mudança da direção dos ventos para o quadrante sul, especialmente no final do dia. Na Capital, a temperatura máxima deve cair cerca de 10°C, ficando na casa dos 27°C. O dia também fica instável e com chuva a qualquer hora e ainda há potencial para transtornos. No litoral, o mar fica bem mais agitado por conta do ciclone extratropical no oceano associado à frente fria e as ondas chegam aos 1,8 metros.
Segundo previsão da Somar, o sábado não será um dia aproveitável para atividades ao ar livre no Rio de Janeiro, já que a chuva continua constante por todo o dia. “Atenção para elevados acumulados de chuva no sábado em boa parte do Estado fluminense, o que aumenta o potencial para alagamentos e outros transtornos. As áreas mais atingidas serão o oeste, Grande Rio, Vale do Paraíba e Serra”, diz a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Por conta do tempo fechado, a temperatura fica baixa e praticamente não varia ao longo do dia. Na Capital, previsão de chuva a qualquer hora do dia, com grandes acumulados e transtornos como alagamentos. A mínima prevista é de 22°C e a máxima de apenas 24°C, apenas. No litoral, o mar fica muito agitado e as ondas atingem 2 m de altura.
No domingo a frente fria mantém o potencial para elevados volumes de chuva em todas as regiões fluminenses e o solo muito encharcado favorece a ocorrência de alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas ainda seguem amenas e oscilam entre mínima de 22°C e máxima de 26°C na Capital.