Calor de mais de 30°C dura até quinta-feira em São Paulo

0

Um bloqueio atmosférico, que impede o avanço de frente fria pelo Brasil, tem sido responsável pelo tempo seco e pelas altas temperaturas em boa parte do país neste mês de fevereiro. Em São Paulo, tivemos a madrugada mais quente do ano ontem, com mínima de 22°C e a máxima mais alta de 2012 no sábado, dia 4, com 33,3°C. Desde o início do mês, as temperaturas têm ficado acima da média climatológica e a máxima está quase 4°C acima do normal para fevereiro, que é de 28°C.

Hoje, as condições do tempo estão semelhantes aos dias anteriores. O dia já começou abafado, com mínima de 21,7°C e o sol brilha forte o dia todo, fazendo com que os termômetros passem os 33°C durante a tarde. Por isso, podemos ter um novo recorde do ano nesta tarde.

Segundo previsão da Somar Meteorologia, amanhã volta a chover forte em São Paulo, mas antes disso, o sol brilha forte e faz muito calor, com mínima na casa dos 22°C e máxima de 33°C. Entre a tarde e a noite as pancadas de chuva retornam a Grande São Paulo, especialmente sobre o norte da Região Metropolitana (zona norte da Capital, Guarulhos, parte de Osasco e Alphaville).

Para quinta-feira, a previsão ainda é de sol e calor acima dos 30°C. De acordo com os meteorologistas da Somar, a entrada da brisa marítima mantém o potencial para chuva forte em toda a Grande São Paulo durante a tarde. Desta vez, espera-se acumulado mais elevado, algo que também aumenta o potencial para formação de alagamentos, especialmente no norte e oeste da Região Metropolitana.

Já a partir de sexta-feira o tempo muda em São Paulo com a passagem de uma frente fria. Espera-se um dia bem mais fechado, chuvoso e com máxima na casa dos 27°C. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, por enquanto, espera-se dois períodos com chuva mais intensa e generalizada: na madrugada e na noite de sexta-feira, ambas com potencial para alagamentos intransitáveis em toda a Grande São Paulo.

Além da Grande São Paulo, os modelos de previsão indicam elevado acumulado de chuva no fim da tarde de sexta-feira no Vale do Ribeira, região de Sorocaba e Baixada Santista, com potencial para formação de alagamentos intransitáveis. Além dessas áreas, também chove forte no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Região de Itapeva.

Fez bem quem aproveitou o sol e o calorão do fim de semana que passou, pois a previsão é que o próximo seja bem diferente. Tanto o sábado quanto o domingo deve ser com chuva e temperatura mais baixa em boa parte do Estado de São Paulo. Na Capital, os termômetros não devem passar dos 24°C, quase 10°C a menos do que os valores registrados nos últimos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui