Amarok ganha transmissão automática com oito marchas

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A Volkswagen está lançando a versão automática de sua pick-up média Amarok, que estabeleceu, em 2010, novos padrões de tecnologia e inovação em seu segmento. Agora, a pick-up Volkswagen volta a revolucionar sua categoria. A partir de abril, a Amarok passa a contar com uma inovadora transmissão automática com oito marchas.

Com o novo sistema, a Volkswagen Amarok oferece conforto de rodagem ainda maior, principalmente para os usuários que a utilizam na cidade. O novo câmbio também garante um excepcional comportamento fora de estrada e nível de consumo abaixo da mesma versão equipada com câmbio manual.

A Amarok é a primeira pick-up com câmbio automático de sua classe a contar com oito marchas, que possibilitaram aos engenheiros da Volkswagen ampliar a distância entre as relações da primeira e da oitava velocidades em relação às transmissões automáticas convencionais. Graças a esta maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil.

A oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Como na versão manual, a Amarok com transmissão automática de oito marchas e tração 4MOTION proporciona alto desempenho na utilização todo-terreno, mas suas características dispensam a necessidade de engrenagens de redução.

Conforto superior

A utilização do motor em baixa rotação contribui para reduzir o ruído e as vibrações dentro da cabine, elevando o conforto desfrutado pelos ocupantes ao mesmo nível de um automóvel de luxo. Para isolar o trem de força da melhor forma possível, a Amarok utiliza conversores de torque aperfeiçoados, com coxins especialmente calibrados.

Além do modo convencional de troca automática de marchas em “Drive” (D), a transmissão automática também pode trabalhar no modo esportivo (S), no qual as mudanças de marchas são feitas em rotações mais altas, resultando em aceleração mais rápida. A transmissão automática da Amarok também permite a troca de marchas manual, de modo sequencial, proporcionando maior prazer ao dirigir para aqueles que querem ter o controle total do veículo em estradas sinuosas ou em situações “off-road”.

A caixa de transmissão automática de oito velocidades foi desenvolvida levando em consideração a eficiência, bem como conforto e velocidade de engate. As mudanças de marchas são praticamente imperceptíveis, feitas sem interrupção da tração.

Apesar de sua complexidade, a nova transmissão tem baixo peso, contribuindo para menor consumo de combustível, e mantém a confiabilidade característica da marca Volkswagen.

Maior potência: 180 cv

A chegada da nova transmissão automática coincide com a estreia do novo motor 2 litros biturbo TDI, com 180 cv (132 kW). Com torque máximo de 42,8 kgfm (420 Nm), ele garante excelente desempenho e rodagem suave à pick-up, mesmo quando usada para rebocar um trailer ou com carga pesada. Com o câmbio automático e tração 4MOTION, a Amarok chega a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 179 km/h, alcançada em sétima marcha (a oitava marcha é configurada como “overdrive”). A retomada de velocidade de 80 km/h a 120 km/h é feita em apenas 8,5 segundos.

O aumento de potência do motor TDI biturbo se deve à atualização do software de controle e a alterações efetuadas nos turbocompressores. Nas versões com transmissão manual equipadas com o motor TDI biturbo, a potência também foi elevada de 163 cv para 180 cv. O torque permanece em 40,8 kgfm.

Com o novo motor e o câmbio automático, a capacidade de reboque da Amarok aumentou para 2.860 kg (em subidas até 12%) – um alto valor em sua categoria. A motorização de 163 cv deixa de ser oferecida em razão da introdução da nova motorização de 180 cv.

Controle de emissões

Tanto o motor biturbo, de 180 cv, como o motor com uma turbina, de 122 cv, atendem às normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. A adequação à nova regulamentação foi obtida com a introdução de um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado.

A Amarok com os motores L6 deve ser abastecida somente com diesel do tipo S-50, disponibilizado nos postos de serviço desde janeiro deste ano. Os proprietários serão orientados no manual do veículo e no bocal do tanque de combustível sobre a necessidade da utilização do Diesel S-50.

O Diesel S-50 passou de 500 para 50 partes por milhão (ppm) de enxofre e é adequado para as novas tecnologias de controle de emissões dos novos motores a diesel, possibilitando uma redução significativa da emissão de material particulado. Além disso, o novo combustível tem número de cetano mínimo de 46 (medida de qualidade da combustão a diesel), oferecendo a qualquer veículo, mesmo os fabricados antes de 2012, uma melhor conservação do motor e redução dos custos de manutenção.

Outra vantagem do diesel S-50 é possuir uma faixa de densidade mais estreita (0,82 a 0,85), bem como ter uma curva de destilação com um T90% evaporados de 360º C máximo. Essas propriedades conferem benefícios na combustão do motor e na partida a frio.

Novas versões

A nova transmissão automática é exclusividade da versão Highline, topo de linha da Amarok. A gama de oferta da pick-up média da Volkswagen foi ampliada para um total de nove versões – a de entrada, equipada com motor diesel com uma turbina e 122 cv, passa a ser chamada de Amarok S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla, com tração 4×2 e 4×4 selecionável com reduzida.

A versão SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora é disponibilizada também para compradores individuais. A Amarok SE, que tem tração 4×4 selecionável com reduzida, também recebe o novo motor com 180 cv e agora conta com para-choque dianteiro na cor da carroceria como item de série. Módulo elétrico e alarme keyless são opcionais.

Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.

Funcionalidade

Em todas as suas configurações, a Amarok se destaca pela funcionalidade. Em seu projeto, os designers da Volkswagen se preocuparam em criar condições ideais para a utilização da pick-up. Um claro exemplo é a área traseira: o para-choque tem ao centro um degrau rebaixado que facilita o acesso à caçamba, cuja tampa se abre a 90º, formando uma superfície plana contínua com o assoalho da área de carga para facilitar as operações de carga e descarga.

O interior da Amarok se alinha ao carros da Volkswagen, diferenciando-se no segmento pela utilização de materiais agradáveis ao toque, de elevada resistência, pelo conforto dos bancos, pela interação intuitiva entre o usuário e o veículo e pelo baixo nível de ruídos. Com um dos maiores habitáculos da sua classe, a Amarok cabine dupla oferece tanto ao usuário profissional como a quem a utiliza como veículo de transporte e lazer um ambiente extremamente agradável.

Nas versões com cabine dupla, as quatro portas têm abertura ampla e os usuários contam com alças nas colunas A e B. Apesar do porte do veículo, a altura dos bancos dianteiros é de apenas 840 mm em relação ao solo. O interior também define novos padrões quanto ao espaço para a cabeça e as pernas, privilegiado pela ampla distância entre-eixos, de 3.095 mm.

Máxima superfície de carga

Na Amarok com cabine dupla, o comprimento da caçamba é de 1.555 mm, o melhor do segmento, assim como sua largura (1.620 mm). A superfície de carga é de 2,52 m². A Amarok consegue transportar na caçamba um palete padrão Euro (1.200 mm x 800 mm) na transversal. Esta vantagem se deve à ampla distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas, obtida pelo posicionamento da suspensão traseira do veículo.

Na Amarok com cabine simples, a área útil da caçamba é de 3,57 m² e a configuração (2.205 mm x 1.620 mm), com a mesma distância entre as caixas de rodas da cabine dupla (1.222 mm), permite transportar dois paletes padrão europeu.

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