São Paulo (previsão Climatempo) – nesta última quarta-feira, as nuvens carregadas que se formaram sobre São Paulo foram geradas, basicamente, devido ao calor e a umidade alta. A temperatura na cidade alcançou quase 29ºC.
O tempo tem estado com jeito de verão e continuará assim por mais alguns dias. Até o sábado, o calor aumenta e a cidade ainda poderá ter mais pancadas de chuva. O sol aparece forte por várias horas, mas, depois, vem à chuva no período da tarde e em parte da noite.
O risco de temporais aumenta no domingo com a chegada de uma nova frente fria. O sábado será com muito calor e haverá chuva só na partir da tarde. Contudo, no domingo, a frente fria poderá provocar chuva já pela manhã e a temperatura cai. Na segunda-feira (16), a sensação será de friozinho pela manhã.
Rio de Janeiro (previsão do tempo Somar Meteorologia) – o calor e áreas de instabilidade no alto da atmosfera conhecidas por alta da Bolívia provocaram pancadas de chuva ontem sobre o Estado do Rio, especialmente sobre o Norte, Noroeste e Lagos, mas com baixo volume. As instabilidades enfraqueceram nesta madrugada de quinta-feira e o dia já amanheceu com tempo mais firme.
De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia segue ensolarado em todo o Estado do Rio de Janeiro e contribui para mais uma tarde de calor em todo o território fluminense, com máxima chegando aos 34°C na Capital. Somente em algumas cidades do oeste e Grande Rio é que há pequena chance de chuva bem rápida e isolada no fim de tarde, mas sem grandes destaques.
Na sexta-feira, as condições praticamente não mudam e o dia será de sol e calor. Entre o litoral sul e Baixada é que há previsão de pancadas de chuva no fim do dia, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar e pelo calor da tarde. Os meteorologistas da Somar não descartam chuva forte, porém passageira. Já na maior parte dos Lagos, Norte e Noroeste, o tempo permanece seco e ensolarado.
No sábado, boa parte do Estado fica com tempo bastante aproveitável às atividades de lazer ao ar livre, com predomínio de sol desde cedo e mais uma tarde de calor. Porém há condição para formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva de fim de tarde em pontos isolados, como, por exemplo, na Região Serrana. Na Capital, a maior parte do dia segue com sol e bem aproveitável, mas entre o fim da tarde e decorrer da noite volta a chover forte, porém de forma rápida.
No domingo, mais um dia típico de verão em pleno outono deixando boa parte do dia favorável ao lazer. Faz sol e calor à tarde em todo o Estado, com máxima de até 35°C na Capital, mas no fim do dia, ocorrem pancadas de chuva.