Frente fria provoca chuva e ventos fortes no Sul do país a partir de hoje

0

Uma frente fria avança rapidamente pela Região Sul nesta terça-feira e causa chuva sobre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e oeste e sul do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, há risco de chuva forte entre o norte gaúcho e o oeste e sul catarinense, com acumulado acima dos 20mm, algo que não era visto há mais de 20 dias. Ventos entre 70km/h e 80km/h devem ser sentidos em boa parte da Região, com destaque para rajadas em torno dos 90km/h na Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Depois de uma madrugada abafada em toda a Região, a temperatura máxima despenca no Rio Grande do Sul, não passando dos 15°C no extremo sul do Estado. Já em Santa Catarina e Paraná, ainda faz calor com máximas entre 27°C e 30°C em vários municípios.

Amanhã, o sistema causa chuva generalizada sobre Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e boa parte do Paraná, sendo mais forte entre o norte catarinense e o leste paranaense. Ainda venta forte sobre todo o Estado do Paraná pela manhã, com rajadas entre 50km/h e 60km/h. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o sol volta nesta quarta-feira. O pequeno período de calor chega ao fim, com a entrada de uma forte massa de ar polar. A temperatura despenca e a mínima chega a valores próximos de 0°C na fronteira com o Uruguai, favorecendo a formação de geadas. À tarde, a máxima não passa dos 12°C na Campanha Gaúcha e dos 15°C no sul catarinense e dos 18°C no sul paranaense. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 30°C.

Na quinta-feira, o potencial para temporais diminui, mas a chuva não para totalmente e atingem boa parte do Paraná e de Santa Catarina. O frio prossegue no Rio Grande do Sul, com mínimas próximas de 0°C e formação de geadas no centro, sul e oeste do Estado. À tarde, a máxima não passa dos 15°C no sul do Rio Grande do Sul e dos 18°C no centro e sul de Santa Catarina e sul do Paraná. Apenas no norte do Paraná faz calor de até 27°C.

Na sexta-feira, áreas de instabilidade ainda continuam favorecendo a presença de nebulosidade em todo o Estado do Paraná e provocam chuva fraca, principalmente no leste do Estado. A massa de ar frio ganha força e as temperaturas despencam em toda Região e as mínimas ficam próximas à 0°C em grande parte do Rio Grande do Sul e abaixo de 15°C em praticamente toda Região. No período da tarde, mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não passam de 15°C em boa parte da Região.

Entre os dias 28/07 e 01/08 chove forte principalmente na faixa central da Região Sul onde os acumulados superam os 100mm no oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Somente no sul do Rio Grande do Sul, região da campanha e norte do Paraná não há previsão de chuva para esse período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui