Quase todo o Brasil vai passar o fim de semana com muito sol

0

Climatempo – uma grande massa de ar quente e seco influencia quase todo o Brasil. A presença deste sistema é comum no país nesta época do ano e sua circulação de ventos bloqueia a passagem das frentes frias por vários dias. Níveis de umidade pouco abaixo de 20% podem ocorrer nos próximos dias em diversos municípios de quase todas as Regiões do País. Em algumas áreas do Centro-Oeste, a umidade relativa do ar pode atingir índices em torno de 13% e 20%, o que caracteriza estado de alerta.

Mais calor no país

O aumento do calor é outro efeito de uma situação de ar muito seco. Sem a presença do ar polar e com o sol forte, a temperatura naturalmente sobe. Pode até fazer um friozinho à noite e ao amanhecer, mas a sensação acaba sendo de calor quase o dia todo. A forte massa de ar quente que cobre o Tocantins estabeleceu um novo recorde de calor na cidade de Palmas nesta última terça-feira. Com temperatura máxima de 38,2°C, a tarde pode ser considerada como a mais quente do ano, até agora, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 37,5°C, no dia 28 de julho.

É valor muito elevado e não ocorre de forma generalizada, mas temperaturas entre 34ºC e 36ºC são facilmente alcançadas na região e também no Centro-Oeste.

Fumaça sobre Porto Velho e Rio Branco

A fumaça de queimadas se espalha sobre Porto Velho, capital de Rondônia, e prejudica a visibilidade no aeroporto local. Às 10 horas, pelo horário de Brasília, a visibilidade era de 3000 metros. Desde o dia 25 de julho, esta foi a terceira vez que a fumaça foi observada sobre o aeroporto de Porto Velho.O fenômeno ocorreu também em 27 de julho e em 3 de agosto, mas a restrição na visibilidade foi por pouco tempo. Mas nesta quarta-feira, a quantidade de fumaça está muito maior. A visibilidade está em torno dos 3000 metros desde 5 horas da madrugada, horário de Brasília. Fumaça de queimadas que ocorrem entre a Bolívia, Rondônia e Acre se espalha também sobre Rio Branco, capital do Acre. Às 11 horas, hora de Brasília, a visibilidade no aeroporto local estava reduzida para 2500 metros.

Falta de chuva e aumento da poluição

O fim de semana do Dia dos Pais está chegando e quase todo o Brasil terá sol forte, calor, tempo seco e baixa umidade do ar. Uma das consequências da baixa umidade é a falta de nuvens. A maior prova da secura do ar é um céu azul. As nuvens se formam justamente a partir da condensação da umidade. Mas, sem nuvens, não há chuva e a falta de precipitação por longo período deixa o ar cada vez mais empoeirado.

O ar que respiramos fica mais poluído por conta desta poeira e os problemas respiratórios normalmente se agravam. A pele fica ressaca e para compensar a secura do ar é preciso beber mais líquidos.
Outro efeito negativo dos dias ensolarados é a tendência do aumento da concentração de ozônio no ar. Quando a quantidade deste elemento químico aumenta demais, é comum as pessoas sentirem ardência nos olhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui