Frente fria avança em direção ao Sudeste

0

A frente fria que atua no Sul do país já causou muita chuva no Rio Grande do Sul, especialmente sobre a Campanha na terça-feira. Os acumulados chegaram a quase 70% da média no município de São Gabriel, rios transbordaram, invadindo ruas e casas de Bagé, Quaraí e Alegrete. O sistema avançou pelo norte gaúcho e os maiores acumulados das últimas horas foram registrados na região.

Enquanto as chuvas atingem o Sul do país, uma grande massa de ar seco e quente toma conta do interior do Sudeste e Nordeste, inibindo a formação de nuvens de chuva e deixando a temperatura bastante elevada. Ontem, a máxima passou dos 38ºC nos municípios de Floriano-PI, Teresina-PI, Esperantina-PI, Colinas-MA e Alto Parnaíba-MA.

Com o tempo seco e quente, a umidade relativa do ar tem ficado muito baixa. Entre ontem e hoje foram registrados 1244 queimadas, sendo o Tocantins o Estado recordista com 289 focos, seguido pelo Pará com 267.

Previsão para os próximos dias
As chuvas já diminuíram no Rio Grande do Sul e agora atingem os Estados de Santa Catarina e Paraná. Aos poucos, a frente fria avança em direção ao Sudeste do país e segundo previsão da Somar Meteorologia, até o fim de semana as chuvas atingem, além do Sudeste, boa parte do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Já no Nordeste, as chuvas seguem restritas a costa leste. Com o avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas entram em declínio na Região Sul a partir de hoje e no Sudeste a partir de amanhã. Nas demais áreas do país o calor predomina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui