Furacão Sandy deixa 4 mortos na América Central e segue para o México

1

Na quarta-feira se formou no Oceano Atlântico, na altura da América Central, a tempestade tropical Sandy, que ganhou forças e está classificada no momento como furacão de categoria 2. Em sua passagem por países do continente o fenômeno deixou destruição, desabrigados e provocou mortes. No Caribe foram duas vítimas fatais, enquanto na Jamaica e no Haiti foram uma em cada país. Além disso, em Cuba cerca de 55 mil pessoas ficaram desabrigadas por causa das enchentes.

O furacão Sandy avança agora em direção do México, porém perde intensidade e deve chegar em terras mexicanas nas próximas 24 horas, como furacão de categoria 1. De acordo com os modelos meteorológicos ainda não há previsão de dissipação e há possibilidade do fenômeno chegar como tempestade tropical na Flórida e causa chuvas e vento fortes na costa leste americana.

Ainda no Oceano Atlântico está a tempestade tropical Tony, que mantém seus ventos em 72km/h. Existe previsão de que ele passe próximo a Ilha de Açores, que fica no meio do Oceano, entre Portugal e os Estados Unidos. Próximo a Somália, na costa leste da África está a tempestade tropical Murjan mantém ventos de 63km/h e deverá atingir o continente africano nas próximas 12 horas, mas perde força ao tocar a terra.

No Oceano Pacífico a tempestade tropical Son-Thin formou-se a leste das Filipinas, já atravessou a região central da ilha e causou o fechamento de todos os aeroportos. No momento se afasta pelo noroeste e deverá ganhar intensidade em sua trajetória até atingir o Vietnã, quando deve se um Furação de Categoria 1 através da escala Saffir-Simpson.

Os meteorologistas da Somar explicam que o furacão ou tufão é um ciclone tropical que se forma quando há pressão atmosférica baixa e ar quente e úmido do oceano. Uma grande área de nuvens surge e começa a girar, dando origem à forma espiral característica. O furacão é conhecido por causar chuvas e ventos fortes, e pode ter milhares de quilômetros de diâmetro. Geralmente, se dissipa quando atinge o continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui