Frente fria mantém o tempo instável entre o Sudeste e Centro-Oeste

0

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil organizou a umidade da Amazônia sobre as Regiões Sudeste e Centro-oeste ao longo deste fim de semana e manteve o tempo chuvoso em grande parte dos Estados.

Os volumes de chuva acumulados em apenas 24h passaram dos 50mm em várias localidades como por exemplo, Aimorés-MG (74,4mm ou 37% da média do mês) e Presidente Kennedy-ES (68,8mm ou 39% do esperado para novembro). Apesar disso, o município que registrou as chuvas mais intensas do domingo fica no Norte do País. Em Boca do Acre-AM, em apenas 24h choveu o esperado para uma semana e meia (92,6mm).

No Sul do Brasil o destaque vai para o frio, por conta da atuação de uma massa de ar mais seco combinada com os ventos que sopram de sul. Em Bom Jardim da Serra-SC, os termômetros marcaram 4,8°C às 6h da manhã, mas a sensação térmica chegou a -1,8°C.

No Nordeste, a notícia segue sendo a seca. Mesmo com as chuvas fracas no interior do Piauí nos últimos dias, o volume da Barragem de Bocaina está 70% abaixo do normal e a produção de peixe na barragem caiu pela metade. Em alguns municípios do sertão nordestino não chove há mais de 70 dias.

De acordo com os meteorologistas da Somar, no decorrer da semana a frente fria segue organizando a umidade da Amazônia principalmente sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e sul da Bahia, além do Pará e Amazonas. Nas demais Regiões do Brasil, o tempo firme predomina e a chuva vem somente na forma de pancadas isoladas, preferencialmente a tarde. Segundo o meteorologista Diogo Arsego, a partir da sexta-feira novas áreas de instabilidade se aproximam do Sul do Brasil e voltam a provocar chuvas fortes na Região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui