Pancadas de chuva atingem todas as Regiões do Brasil

0

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil neste domingo voltou a organizar a umidade da Amazônia sobre a Região, o Centro-Oeste e sul da Região Norte. Por este motivo, as chuvas mais intensas do domingo foram registradas sobre Manhuaçu-MG (64,4mm ou 28% da média do mês), São Carlos-SP (56,4mm ou 21% do esperado para dezembro), Viçosa-MG (54,8mm ou 22% da média mensal) e Ponta Porã-MS (48,6mm ou 25% do esperado).

A passagem deste mesmo sistema pelo Sul do Brasil durante o sábado deixou marcas de destruição em Curitiba, onde 4 casas foram destruídas e mais de 40 mil pessoas ficaram sem energia por causa das chuvas fortes e ventos que chegaram a 85km/h. As chuvas fortes que atingiram o município de Imperatriz-MA no sábado, com acumulado de mais de 100mm, também causaram estragos e provocaram a morte de uma pessoa na madrugada deste domingo quando um córrego transbordou.

Por outro lado, o tempo seco tomou conta de partes das Regiões Sul e Nordeste neste domingo. No Rio Grande do Sul, das 36 estações do INMET instaladas no Estado, 29 registraram umidade igual ou inferior a 30% neste domingo, inclusive a Capital Porto Alegre. No Nordeste, a falta de chuvas fizeram com que 70% dos produtores de leite do Piauí interrompessem a atividade, o que representa uma queda de 95 mil litros na produção total do Estado.

De acordo com os meteorologistas da Somar, nos próximos dias a chuva fica bem distribuída pelo território brasileiro. A aproximação de uma nova frente fria a Região Sul no final desta segunda-feira traz chuva e condições para temporais. Com o avanço do sistema nos próximos dias, a chuva atinge também o Sudeste, e volta a se formar um canal de umidade da Amazônia que começa no Norte, passa pelo Centro-Oeste e termina na Região Sudeste. A chuva chega a atingir até parte do sertão nordestina, mas de forma mais fraca e isolada, nada que mude o quadro da estiagem na Região. Além da chuva, o calor que toma conta de grande parte do território brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui