Tempo permanece instável em SP até quarta-feira

0

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste organizou a umidade da Amazônia e favoreceu a ocorrência de grandes acumulados de chuva sobre o Estado de São Paulo. Na Capital choveu cerca de 170mm em apenas dois dias, o que representa 85% do normal para todo o mês de dezembro. Entre a sexta-feira e o domingo foram registrados 40 alagamentos. Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, um deslizamento atingiu uma casa e deixou 4 pessoas desalojadas.

No interior choveu menos, mas ainda assim foram registrados diversos transtornos. O volume chegou a 50mm em Sorocaba, correspondendo a quase 10 dias de chuva, houve muita enxurrada e 1 pessoa ficou ferida. Em Itapetininga foram registrados aproximadamente 35mm desde sexta-feira até ontem, correspondendo a 20% da média de dezembro. Em Mairiporã, Suzano e Leme houve deslizamentos, deixando 9 desalojados nesta última cidade. Em Franca 1 pessoa morreu após ser atingida por um raio.

De acordo com os meteorologistas da Somar, a semana ainda começa muito instável e com chuvas em todo o Estado de São Paulo, mas nesta segunda-feira já não chove de forma tão intensa como no fim de semana. Mesmo assim, ainda há risco de alagamentos e deslizamentos em várias regiões, inclusive na Grande São Paulo, onde o acumulado já está elevado. Além das chuvas, as temperaturas permanecem amenas e a máxima hoje não chega a 27°C na Capital. A Baixada Santista também poderá registrar transtornos devido ao excesso de umidade, além do centro, norte e oeste de São Paulo, regiões de Prudente, Araçatuba, Lins, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto, Piracicaba e Araraquara.

Neste terça-feira, depois de uma manhã com sol entre nuvens, a partir do início da tarde, há previsão de chuva forte e generalizada na Região Metropolitana de São Paulo, inclusive com potencial para alagamentos intransitáveis. “O prolongado período de melhoria da manhã será o fator determinante para a chuva mais intensa em relação à segunda-feira”, diz o meteorologista Celso Oliveira.

A partir de quarta-feira, o acumulado de chuva diminui consideravelmente em todo o Estado de São Paulo. Segundo os meteorologistas da Somar, o período de invernada chega ao fim e espera-se um dia típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde. Na Capital, os termômetros voltam a atingir os 30°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui