Previsão de muita chuva no RS até sexta-feira

0

Uma área de instabilidade causa temporais entre a Argentina e Uruguai desde ontem e as nuvens carregadas avançam lentamente na direção do Rio Grande do Sul. No momento, o tempo está seco no território gaúcho, apenas com mais nuvens na fronteira com o Uruguai. De acordo com os meteorologistas da Somar, ainda pela manhã a chuva alcança a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e avança lentamente na direção das demais áreas do Estado no decorrer do dia, sendo que o risco de temporais fica restrito ao oeste do Estado. Apesar das chuvas, o calor predomina nesta terça-feira.

A partir de amanhã haverá um período com bloqueio atmosférico. Ou seja, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e ao invés de avançar na direção de Santa Catarina, ela para na Fronteira, organizando a umidade da Amazônia e provocando chuva intensa e de longa duração. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a chuva forte começa nesta quarta-feira e deve prosseguir até a sexta-feira.

Nesta quarta-feira, a chuva forte começa desde cedo na Fronteira Oeste e se espalha para a Campanha e extremo sul gaúcho, com previsão de acumulado de até 100mm na Fronteira Oeste, passando a média de todo o mês, que é de 90mm. Além da chuva forte, esperam-se muitas trovoadas e ventos em torno dos 90km/h, além de potencial para granizo, especialmente no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já na metade norte, a expectativa é de uma manhã muito nublada e abafada, com chuvas e trovoadas a partir do início da tarde.

A frente fria estacionada sobre o Estado mantém o tempo instável na quinta-feira, com acumulados bem acima dos 100mm em municípios do centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Além disso, novamente há risco de ventos fortes e granizo. A temperatura fica baixa pelo excesso de chuva no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, mas ainda faz calor no norte do Estado.

De acordo com os meteorologistas da Somar, até pelo menos sexta-feira, dia 21, a previsão é de muita chuva em todo o Estado do Rio Grande do Sul, sendo mais intensa sobre o centro, oeste e sul do Estado. “Teremos três dias muito complicados, com potencial para transbordamentos de vários arroios”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui