Chuvas na região Norte aumentam o nível do Rio Madeira

0

Enquanto na região Sul e Sudeste do Brasil alguns rios estão com níveis abaixo do normal, por causa da irregularidade das chuvas no Norte a situação é outra. A estação de chuvas mal começou na região e o rio Madeira está em alerta. A Defesa Civil de Rondônia está monitorando o nível do rio, pois ele já subiu mais que no mesmo período do ano passado. Na primeira semana de 2013 o rio Madeira apresenta uma média de 12,55 metros de altura, sendo que na mesma época de 2012 o nível estava em 9,55 metros.

As chuvas nos últimos 5 dias em Porto Velho-RO já tem acumulado de 40mm, o que representa cerca de 20% da média de janeiro. Em dezembro os volumes nem foram tão altos, a cidade fechou o mês com acumulado de chuva de 280mm, sendo que a média do mês passado é de 332mm. Mesmo assim, os 3 metros de diferença do rio neste ano, em relação à 2012, já preocupa as autoridades locais.

A região com maior risco de alagamentos é o bairro Triângulo e Balsa, na capital de Rondônia. A Defesa Civil Estadual alerta os moradores das áreas ribeirinhas, pois as enchentes são comuns na cidade nesta época, por conta das chuvas intensas e principalmente, pela falta de escoamento de águas pluviais. Ainda não houve ocorrências de transbordamentos do rio, mas Porto Velho-RO já foi colocada na zona de atenção.

Segundo os meteorologistas da Somar, amanhã permanece a condição de pancadas de chuva associadas ao calor e a umidade da Amazônia. Na quarta-feira, uma frente fria que atua no Sudeste, organiza um canal de umidade do Norte do Brasil até o litoral de São Paulo. Com isso, o tempo fica mais fechado e são esperadas chuvas mais fortes ao sul da região. Ao longo dos próximos dias, as instabilidades mantém o transporte de umidade para o Sudeste e com isso, o tempo segue mais instável ao sul da região Norte com chuvas fortes no leste de Rondônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui