Temperaturas entram em declínio no centro e sul do Brasil

0

A madrugada desta segunda-feira começou um pouco mais fria no Sul do país e por volta das 4h os termômetros marcaram 6°C em Urupema-SC, 11°C em Bom Jardim da Serra-SC, 12°C em Vacaria-RS e 15°C em Bagé-RS e General Carneiro-PR. De acordo com os meteorologistas da Somar, terça-feira, apesar da elevação da temperatura mínima, a máxima fica baixa no sul, leste e norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina e no sul do Paraná. Nos Campos de Cima da Serra Geral, por exemplo, os termômetros não passam dos 21°C. A partir da quarta-feira, a temperatura mínima volta a cair novamente, sendo que a madrugada de quinta-feira será a mais fria da semana, com valores de até 9°C na Fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e Campos de Cima da Serra Geral (Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Já a máxima permanecerá em torno dos 20°C entre 14 e 20 de março, especialmente no centro leste de Santa Catarina.

Os primeiros 10 dias de março foram de muito calor na maior parte do Sudeste, inclusive nas quatro Capitais. O Rio de Janeiro teve o maior desvio: 4,1°C mais quente que o normal, com uma média de máxima de 33,5°C até o momento. Em seguida vem São Paulo com 30,8°C de média, que está 3,6°C mais alta que a climatologia. Mas esse calorão já tem data para acabar: a partir de quinta-feira, 14 de março, devido a chegada de uma massa de ar polar. Já na quinta a máxima não deve passar dos 21°C no extremo sul de São Paulo e nos dias seguintes, o declínio da temperatura espalha-se para Minas Gerais e Rio de Janeiro, prosseguindo até pelo menos 21 de março.

No Centro-Oeste, o calor diminui bastante a partir de 17 de março, quando a máxima não passa dos 24°C no sudoeste de Goiás. Depois disso, a tendência é de retorno gradativo do calor ao Estado. Já no Norte e Nordeste, as temperaturas seguem elevadas por pelo menos mais 15 dias. A máxima passa dos 36°C no sertão dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, e também no sudeste do Amazonas e leste de Rondônia entre a quarta e quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui