Último fim de semana do verão com temperaturas mais baixas

460

O outono só começa na quarta-feira, dia 20, mas condições típicas da estação já são registradas em parte do Sul e Sudeste do país. E o última fim de semana do verão será com temperaturas mais baixas. Segundo previsão da Somar, amanhã o frio da madrugada aumenta na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a mínima fica entre 9°C e 12°C. À tarde, apesar da volta do calor no Paraná, a temperatura máxima permanece baixa na Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com máxima abaixo dos 21°C. No domingo novamente são esperadas mínimas entre 9°C e 12°C em boa parte do Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina e máxima entre 18°C e 21°C no nordeste gaúcho e no leste catarinense e paranaense. Apesar de não ser extremo, o frio será persistente, prosseguindo até a madrugada da quinta-feira da próxima semana.

Desde ontem, a temperatura também entrou em declínio no Sudeste devido a presença de uma frente fria e de uma massa de ar polar. Hoje, a máxima permanece baixa e não passa dos 24°C no sul e nordeste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. No fim de semana, apesar da previsão de elevação dos termômetros no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, a máxima permanecerá baixa no sul, sudoeste e centro de São Paulo, oscilando entre 21°C e 24°C. No decorrer da próxima semana, o frio volta a se espalhar por boa parte do Sudeste, prosseguindo até a tarde da próxima quinta-feira.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o calor também perde força em todo o Centro-Oeste neste fim de semana. Não chega a fazer frio, mas dos mais de 35°C registrados nos últimos dias, a máxima não chega aos 30°C entre o sábado e o domingo na maior parte dos municípios . E a expectativa é de que a temperatura fique mais baixa até a próxima sexta-feira.

O excesso de chuva também causa declínio da temperatura máxima no sudoeste do Amazonas e oeste do Acre no domingo, com termômetros em torno dos 25°C. E apesar do declínio da temperatura não ser tão acentuado como no oeste do Acre, também será sentido na capital Rio Branco. A previsão é que a partir desta data, o centro e o sul da Região Norte viverão um período mais chuvoso e com temperaturas máximas mais baixas até pelo menos o dia 21 de março.

Já no Nordeste o calor predomina até o dia 20 de março, porém não há previsão de máximas acima dos 40°C, algo que foi muito comum nos últimos dias. Em 21 de março, uma frente fria causa declínio acentuado da temperatura máxima no oeste da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí, com termômetros entre 21°C e 24°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui