Vendas on-line revolucionam o mercado

0

O professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing moderno”, deu um recado para as lojas tradicionais, que funcionam com estruturas físicas, de como podem continuar no mercado, apesar da concorrência virtual. Segundo ele, as lojas convencionais têm que oferecer um grande diferencial para atrair clientes ou o consumidor acabará adquirindo o produto na internet. A análise foi feita por Kotler durante a palestra que fez em Brasília no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na última sexta-feira. Antes do evento, Kotler almoçou com vice-presidentes e diretores da CAIXA.

“Pode ser preço menor, profissionais qualificados, entre outros. Se isso não acontece, o consumidor acaba comprando no mercado on-line”, afirmou ele, na palestra The Best of Philip Kotler – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados, organizada pela HSM Brasil. Devido ao grande número de pessoas interessadas em assistir os ensinamentos de Philip Kotler, os organizadores transmitiram a palestra para uma sala de cinema de um shopping.

Aos 83 anos, antenadíssimo com o cenário atual, Kotler ponderou que a revolução tecnológica está sendo tão rápida que alguns setores estão desaparecendo e, em contrapartida, têm surgido novas necessidades dos clientes. “Hoje, por exemplo, não compramos mais CDs. Por isso, não existem mais lojas de discos. O cliente baixa a música on-line”, exemplificou Kotler.

Ele acrescentou que as vendas on-line estão mexendo inclusive com as grandes empresas. “O Walmart tem medo hoje do Amazon, que tem muito mais produtos oferecidos on-line”, disse. Segundo ele, alguns setores vêm se adaptando ao novo cenário. “Antigamente, as livrarias eram muito pequenas. Hoje elas são grandes e aconchegantes, têm um café e não vendem mais ainda por causa do Amazon”, analisou.

Durante o encontro com dirigentes da CAIXA, Kotler sinalizou que, além das vendas on-line, a internet pode auxiliar diversos setores a conhecerem com mais detalhes o perfil do cliente e suas necessidades. Segundo ele, a internet pode ser utilizada como ferramenta de monitoração para avaliar o que público gosta. No segmento rural, por exemplo, ressaltou, o banco deve observar o comportamento dos agricultores que estão utilizando muito a internet e celular para obter informações sobre cotações e comportamento do mercado. A partir desta análise, segundo o especialista, é possível direcionar as ações do banco para assessorar o agricultor de acordo com a sua necessidade.

Kotler foi escolhido em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo jornal inglês Financial Times. Em 2008, foi apontado como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios pelo jornal americano Wall Street Journal. Na área acadêmica de marketing, seus livros são bibliografia obrigatória em todo o mundo. Alguns deles foram traduzidos em mais de 20 idiomas. Como consultor, assessorou a General Electric, General Motors, IBM, Apple, AT&T, Bank of America e Merck, entre outras grandes empresas. Philip Kotler está no Brasil para participar de uma série de palestras organizadas pela HSM Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui