São Paulo entra em estado de alerta com a baixa umidade do ar

0

A semana de tempo seco já traz consequências para São Paulo. A Somar Meteorologia chama a atenção para a baixa umidade do ar em todo o Estado . “Os índices vão ficar abaixo de 20% na capital e interior paulista, valor que colocará várias cidades em estado de alerta”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Um estudo feito pela Unicamp (Universidade de Campinas) classifica os estágios da umidade do ar. Quando os valores ficam entre 30% e 20% é considerado estado de atenção, se fica entre 20% e 12% já é alerta e abaixo de 12% o município entra em estado de emergência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é umidade do ar acima de 60%.

Na capital paulista o tempo seco traz outra preocupação: o aumento da poluição. Com ventos fracos e temperaturas elevadas, os poluentes não conseguem se dispersar e pioram a qualidade do ar, que já está moderada em duas estações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A partir da sexta-feira e durante o fim de semana, a chuva fica mais generalizada no Estado de São Paulo. A umidade do ar sobe, mas o calor continua, com máxima prevista de 36°C em Ribeirão Preto.

No fim de semana é uma frente fria que chega e deixa o tempo fechado e chuvoso em todo o Estado paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui