Por causa da gripe suína A (H1N1) Campos dos Goytacazes adota vacinação contra doenças pneumocócicas

2

Diante da pandemia de gripe suína A (H1N1), vacinação contra as doenças pneumocócicas é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, cidade ao Norte do Rio de Janeiro, no Brasil, é a primeira a adotar a vacinação gratuita para todas as crianças menores de um ano contra as chamadas doenças pneumocócicas, que incluem a meningite e a pneumonia.

De acordo com a OMS, as doenças pneumocócicas são as que mais matam crianças menores de cinco anos em todo o mundo, sendo ainda mais letais nos dois primeiros anos de vida

Todas as crianças menores de um ano residentes no município receberam a primeira dose da vacina pneumocócica conjugada 7-valente, única para prevenção do problema. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já recomenda também por conta da pandemia de gripe suína a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos contra o problema. Muitos dos casos de morte por gripe suína registrados no Brasil ocorreram em pessoas vítimas da bactéria pneumococo.

A decisão partiu da prefeita Rosinha Garotinho e do vice-prefeito Dr. Francisco Oliveira, médico pediatra. “Sabemos da importância desta vacina, pois a prevenção de doenças como a meningite e pneumonia é fundamental”, avalia Rosinha. “Sou mãe e sei o quanto é importante a vacinação, por isso, introduzimos a nova vacina no calendário do município para todos os menores de um ano”, explica a Prefeita.

Segundo Dr. Francisco Oliveira (vice-prefeito), a vacinação gratuita contra doenças pneumocócicas vai garantir também a chamada proteção de rebanho, ou seja, quando pessoas não vacinadas também se beneficiam com a imunização em massa. “Campos assume novamente sua preocupação com a saúde da população, em especial também, das nossas crianças”, completa o vice-prefeito.

Risco

As doenças pneumocócicas já matam mais que Malária, Aids e a Sarampo juntas. Além disso, provocam mais sequelas que doenças normalmente consideradas mais preocupantes, como o Rotavírus. Nos países em desenvolvimento, caso do Brasil, uma em cada 10 crianças será vítima de doenças pneumocócicas. Só no Brasil, são mais de 1.200 casos de meningite pneumocócica por ano; a mais letal das meningites, principalmente nos dois primeiros anos de vida.

Prevenção

A vacina pneumocócica conjugada 7-valente é atualmente a única disponível no mundo para a prevenção das doenças pneumocócicas. Conhecida internacionalmente como Prevenar e produzida pela Wyeth Indústria Farmacêutica, a vacina já está disponível em mais de 90 países e faz parte do calendário de vacinação de 35 países, incluindo Costa Rica, Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Brasil, o Ministério da Saúde estuda a introdução da vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui