Dicas do Detran.SP para comprar com segurança o automóvel usado

0

Vai comprar automóvel usado? Foi pesquisar na Internet e encontrou um anúncio com valores bem abaixo dos encontrados no mercado? Desconfie! Criminosos estão aplicando golpes anunciando automóveis abaixo do preço normalmente comercializados. Eles clonam placas e documentos de automóveis roubados e oferecem aos consumidores. O alerta é do Detran.SP, que dá as dicas para comprar com segurança o seu automóvel usado:

1 – Antes de adquirir a moto ou automóvel, faça uma vistoria de identificação veicular. No  do Detran.SP, é possível consultar a relação  para fazer esse serviço. Com a vistoria, é possível verificar número de chassi e motor, legitimidade da propriedade, existência de equipamentos obrigatórios e se o veículo mantém as características originais, ou se houve alguma modificação autorizada pelo órgão de trânsito.

2 – A validade do laudo é de 60 dias, contados a partir da emissão. O documento pode ser utilizado para a transferência do veículo, caso a compra seja efetivida. A vistoria é importante porque os criminosos podem fornecer laudos falsos para dar mais credibilidade à transação.

3 – Consulte se constam débito e restrições. É possível fazer essa verificação na ou acessar as informações pelo serviço “Pesquisas de débito e restrições de veículos” do aplicativo para smartphones e tablets “Consultas Detran.SP”, disponível para as plataformas IOS e Android, nas lojas da Apple e Google Play. A consulta é gratuita e pode ser feita ao digitar os caracteres da placa e o número do Registo Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

4 – O Detran.SP aconselha levar o veículo a um mecânico de confiança para verificar as condições gerais, como o funcionamento do motor, freios e suspensão.

5 – Preços dos veículos podem ser consultados usando como base a tabela da Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

6 – Concluído o negócio, o comprador deve fazer a transferência do veículo no prazo de 30 dias a partir do preenchimento do Certificado de Registro (CRV). Descumprir o prazo é incorrer em infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 127,69 ou R$ 195,23 (a partir de novembro deste ano), mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Seguindo essas instruções você pode adquirir com segurança o automóvel usado que procura. Os passos para a transferência estão disponíveis no portal do Detran.SP. Clique .

Do Portal do Governo do Estado SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui