Apagão – Grande parte dos usuários já sabe que as fortes chuvas podem gerar danos elétricos aos seus equipamentos de informática, áudio e vídeo, especialmente por sobrecargas, instabilidade e interrupções no fornecimento de energia.
Mas, certamente, os blecautes podem gerar prejuízos ainda maiores à população. O recente blecaute que atingiu 18 Estados do Brasil – independente da causa – gerou muitas perdas à população. Empresas e estabelecimentos comerciais deixaram de funcionar, linhas de ônibus e de metrô ficaram paralisadas, delegacias deixaram de registrar ocorrências e diversos outros problemas impediram o funcionamento da maior parte do país.
Porém, os prejuízos causados pelo blecaute não param por aí, pois o restabelecimento da energia costuma danificar diversos equipamentos. “Um dos maiores problemas de um blecaute é o momento em que a energia é restabelecida, quando a tensão volta totalmente descontrolada, em geral, com carga superior à convencional. E esta é a principal causa da queima de equipamentos em empresas e residências”, conta Gisella Magni, gerente de Marketing da SMS Tecnologia Eletrônica – o maior fabricante de equipamentos para proteção de energia do país.
Mas a executiva diz que os usuários que mantêm nobreaks conectados aos seus equipamentos de informática, áudio e vídeo não enfrentam este tipo de problema. “Os nobreaks são essenciais, pois dão autonomia ao usuário em caso de quedas de energia e ainda protegem os equipamentos contra oscilações de energia e surtos de tensão.” Segundo Gisella, além de poder finalizar algum trabalho e desligar corretamente computadores e periféricos, os nobreaks ainda garantem o funcionamento de sistemas básicos de comunicação e de segurança, como telefones sem fio, rádios ou televisores, carregadores de celular ou de laptops, interfones, portões, sistemas de monitoramento por câmeras e computadores de segurança.
Para saber mais sobre os benefícios dos nobreak SMS e se preparar para o próximo apagão, acesse: www.sms.com.br/apagao.