Brasil lança oficialmente os V Jogos Militares Mundiais

1

O Brasil lançou, no Forte São João, no Rio de Janeiro,  os V Jogos Militares Mundiais-Os Jogos da Paz, o terceiro maior evento esportivo do mundo, que será realizado 17 e 24 de julho de 2011. Na cerimônia foi divulgado o estandarte dos Jogos. O lançamento contou com a presença do governador do Estado, Sérgio Cabral, dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Esporte, Orlando Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paz, do presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), General Gianni Golla, do presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), Almirante Gamboa, e de dezenas de outras autoridades civis e militares e de atletas.

Jobim, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia, destacou o caráter de confraternização dos Jogos. ” A paz se realiza na percepção de que nós precisamos nos entender”. O ministro do Esporte apontou a contribuição que os jogos militares darão ao esforço para o Rio de Janeiro atrair as Olimpíadas. “É um marco na preparação dos Jogos Olímpicos de 2016”.  Cabral, falando em nome do setor público brasileiro,  assegurou ao presidente do CISM o apoio do Estado ao evento. “Contem com o governo do Rio de Janeiro, do governo federal  e da prefeitura para realizar os melhores jogos militares mundais da história”.

Orlando Silva também elogiou o trabalho esportivo das Forças Armadas, que acolheram atletas em seus quadros para prepará-los para a competição. “Agradeço as Forças Armadas do Brasil por reforçar o esporte nacional e ter incorporado jovens, dando a eles uma perspectiva diferente, ajudando na difusão de valores, na formação para a cidadania e na formação de grandes campeões” afirmou.

Os jogos ocorrerão nas mesmas instalações onde ocorreram os XV Jogos Pan-Americanos (Rio 2007), e será sucedido pela Copa do Mundo de 2014, num sequencia que fortalece o Rio como  palco de grandes eventos esportivos. Serão mais de cinco mil atletas, de 110 países, e será  a primeira vez que os jogos serão realizados no continente americano.

Além das instalações que ficaram de legado dos Jogos Pan-americanos, serão construídas três vilas olímpicas. As disputas ocorrerão ainda no Estádio João Havelange (“Engenhão”), complexos Deodoro e Maria Lenk, Maracanãzinho, além da Praia de Copacabana e de instalações militares. Os atletas ficarão hospedados em uma vila militar com 1.200 apartamentos, que estão sendo construídos pelo Ministério da Defesa, e que serão depois repassados às Forças Armadas, tornando-se moradia de militares lotados no Rio de Janeiro, com 400 apartamentos para cada Força.

Os Jogos Mundiais Militares, uma espécie de olimpíada militar, tiveram início em 1995, em Roma, na Itália e se repetem a cada quatro anos. As edições seguintes ocorreram em Zagreb, Croácia;  Catânia, novamente na Itália;  e  Hydebarad, na Índia.

Nos V Jogos, deverão ser disputadas 20 modalidades esportivas: atletismo, esgrima, natação, tiro, basquete, futebol, orientação,  triatlo, boxe, iatismo,para-quedismo,  equitação, judô,  taekondô,voleibol, vôlei de praia,pentatlo moderno,pentatlo militar,pentatlo naval,e pentatlo aeronáutico.

Mais informações, em português e inglês,  no site: http://www.rio2011.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui