Centenas de petistas de Rondônia aderem à tendência Movimento PT

0
Deputado Anselmo discursa na reunião
Deputado Anselmo discursa na reunião

Petistas de todo Estado de Rondônia lotaram no último sábado (11) o auditório da empresa Eucatur, em Ji-Paraná, para exercerem democracia interna no partido.  Os mais de 400 filiados presentes, além de parlamentares federais, formalizaram adesão à tendência interna do Partido dos Trabalhadores, Movimento PT.

O ato de adesão à tendência Movimento PT representa uma trajetória natural da organização interna da agremiação que com a existência de suas correntes internas se diferencia dos demais partidos tradicionais. No PT, tendências são grupos de filiados que se organizam em torno de idéias e propostas comuns e atuam no partido para colocar em prática suas propostas.  Porém, essas correntes se submetem às decisões do partido, onde cada agrupamento deve participar e incentivar campanhas por uma distribuição mais justa das decisões do partido.

Para exercer esta ideologia e fortalecê-la que os deputados federais Anselmo de Jesus e Arlindo Chinaglia também participaram do encontro. Os parlamentares afirmaram que oportunidade como aquela, de se realizar diálogos, é de grande importância para a organização e estruturação do partido e é a reafirmação das concepções partidária.

O deputado Anselmo formalizou seu ingresso à tendência Movimento PT durante o encontro e disse acreditar que a corrente é um espaço de debate democrático, que defende a manutenção do diálogo entre as forças internas que compõem as direções e instâncias partidárias.

De acordo com Anselmo a existência das tendências faz do PT um partido dinâmico, rico em discussões internas que levam a conclusões unificadas, além de romper com a idéia de bloco monolítico.

Chinaglia

Resgatando a história do Partido dos Trabalhadores desde sua fundação aos dias de hoje em que está à frente da governabilidade do país, o deputado Arlindo Chinaglia, um dos nomes de destaque do Movimento PT, reafirmou que o partido tem a democracia como valor universal, e lembrou que a política e os partidos são instrumentos de transformação. “A nossa organização em forma de tendências é uma ação de democracia e um espaço de troca de idéias que contribuem nos desafios da governabilidade”, disse.

Pontuando avanços do Governo Lula, Chinaglia foi enfático em afirmar que a administração nacional petista vem realizando ações que caracterizam um bom governo. Como exemplos dados pelo deputado estão os programas federais que diminuem a desigualdade social, ao atender diretamente as classes mais pobres; a ampliação do ensino tecnológico no país; e o pagamento da dívida externa, entre outros.

O encontro contou ainda com a presença da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde. Ambos reafirmaram em discurso que, no Partido dos Trabalhadores, há unidade respeitando as diferenças e pluralidade de pensamentos.

Eleições PT

Outro ponto que marcou o encontro da tendência Movimento PT foi a discussão sobre o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido para escolha da nova Executiva Estadual. A corrente definiu indicar o nome de José Carlos Monteiro Gadelha, secretário de assuntos institucionais do partido no Estado, para a disputa da presidência do Diretório Estadual. O PED acontece no mês de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui