Criador do dia dos professores foi educador da rede estadual SP

0

Data foi sugerida por mestre e doutor Salomão Becker e oficializada em 1963. “Professor é profissão. Educador é missão”. O autor dessa afirmação é o mestre e doutor Salomão Becker (1922-2006), responsável pela inclusão do Dia dos Professores no calendário escolar, em 1947. Nascido em Piracicaba, Becker foi um apaixonado pelo magistério e lecionou durante 49 anos em diversas escolas estaduais na capital, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. 

A comemoração do Dia dos Professores, celebrada anualmente em 15 de outubro, foi sugerida pelo educador durante uma conversa com outros três colegas professores. O bate-papo no Ginásio Caetano de Campos, na rua Augusta, conhecido na época como “Caetaninho”, girava em torno do longo período letivo do segundo semestre, que ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias nesse intervalo.

O quarteto, então, teve a ideia de organizar um dia de parada para repor as energias e analisar os rumos do ensino no estado. Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos se confraternizavam trazendo doces e salgados. A sugestão foi aceita pelos colegas e logo se espalhou por outras escolas paulistas, sendo seguida por outros estados brasileiros. 

O Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Da Secretaria da Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui