Crianças menores de três anos também podem aprender

0

Como se ensina crianças menores de três anos? Esta é a pergunta principal que norteia o conteúdo do livro “Ensinando aos pequenos de zero a três anos”, lançado neste mês na cidade de Caxambu, durante encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). A obra é organizada por Alessandra Arce, docente do Departamento de Educação da UFSCar, e Lígia Martins, professora da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru.
O principal objetivo da obra é mostrar que antes dos três anos é possível aprender. Além disso, pretende-se discutir o significado do ensinar para esta faixa etária e a importância da educação para o desenvolvimento integral da criança. A obra possui textos de vários pesquisadores da área que refletem a maneira mais adequada em que pode ocorrer o processo de ensino-aprendizagem para crianças até três anos.
Alessandra Arce, uma das organizadoras do livro, revela que a metodologia de trabalho com esse público pauta-se no fato de que a criança pequena interage com o mundo através da manipulação dos objetos criados pelo homem. “Essa manipulação dos objetos é que possibilita o contato das crianças com o mundo. Os professores devem conduzir este processo de exploração do mundo, apresentando-o para a criança”, considera Arce, que considera também que “é preciso que o professor conheça o desenvolvimento biológico, psíquico e social das crianças para dar início ao ensino”. Partindo dessa necessidade, a docente aponta que o livro centra-se na psicologia histórico-cultural para trabalhar o tema da educação para os pequenos. “O livro fornece aos leitores uma nova visão sobre o trabalho com crianças pequenas ao mesmo tempo em que discute a realidade que encontramos hoje nas escolas e nos cursos de formação de professores”, revela Alessandra Arce.
A obra é voltada para professores da Educação Infantil e para estudantes de cursos de Pedagogia.
O livro foi publicado pela Editora Átomo e Alínea. Os interessados em adquirí-lo podem acessar o sitewww.atomoalinea.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui