Está em cartaz no Projeto Arrastão, até o dia 28/11/09, a Mostra Design de Perifa, com os principais trabalhos realizados pelos jovens da instituição nas oficinas do projeto Design de Perifa, desenvolvido com o financiamento do VAI, programa de incentivo da Prefeitura Municipal de São Paulo.
As oficinas de Design de Perifa foram idealizadas pelos designers e estudantes do grupo Design Possível, parceiro do Projeto Arrastão, a fim de estimular a sensibilização do olhar e a valorização do design nas periferias de São Paulo, com o reaproveitamento de materiais.
Direcionadas para jovens de 15 a 21 anos, as oficinas contemplaram 5 linguagens, sendo grafitti, mobiliário, instrumentos musicais, objetos e cenografia; e foram realizadas por designers renomados, como Chambs e Marcelo Barros.
A ideia do projeto foi mostrar aos jovens da periferia que o design está em todo lugar, inclusive na sua comunidade, como afirma Ivo Pons, coordenador das oficinas: “o projeto visa resgatar a autoestima e o valor do produto vernacular, da solução caseira e periférica, mostrando à periferia que ela já tem design e que pode valorizar as coisas que possui e desenvolver novas sem precisar consumir apenas produtos industrializados
Os jovens gostaram do que aprenderam, e acreditam que hoje tem uma percepção mais apurada para objetos que antes consideravam sem utilidade. Paulo Sousa, 19, que participou das oficinas de mobiliário, afirma ter sido “muito interessante utilizar coisas que estão sem uso para produzir em móveis para casa. Hoje consigo criar mais objetos.”
Sérgia de Moraes, 15, que produziu uma mesa de centro e um revisteiro, também aprovou o conceito do reaproveitamento. “Eu não sabia que dava para transformar coisas velhas em objetos novos. Eu aprendi a aproveitar melhor os objetos.”
Thiago Matias, 15, comenta como foi o processo de criação dos móveis. “Pegamos uma madeira que estava jogada no chão e produzimos uma mesa com ela. Achei muito legal.”
Na exposição, podem ser conferidos objetos criativos e contemporâneos, produzidos com o reaproveitamento de materiais, como as luminárias de cabo de vassoura e garrafão de água, e o revisteiro com pedaços de madeira, além de muito grafitti.
Serviço:
Mostra Design de Perifa
Projeto Arrastão – Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, Campo Limpo
Segunda a sexta, das 9h às 17h e sábado, 28/11, das 9h às 14h
Em cartaz até o dia 28/11
Entrada franca
Sobre o Projeto Arrastão
Fundado em 1968 por um grupo de voluntárias, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que trabalha o desenvolvimento comunitário por meio de ações de promoção social, educacional e cultural, na região de Campo Limpo, zona sul paulista. Atualmente realiza cerca 1.300 atendimentos diários para crianças, adolescentes, jovens e adultos, somando cerca de 5 mil atendimentos indiretos por mês. Sua missão é formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar. Conheça mais sobre o Projeto Arrastão acessando www.arrastao.org.br.
Sobre o Design Possível
O Design Possível é um grupo de professores, profissionais e estudantes, brasileiros e italianos que, com o apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de Firenze, desenvolvem o design ecologicamente correto, socialmente justo e comercialmente possível, praticando a sustentabilidade por meio de parceria com organizações sociais.